Notícias
Ver matéria completa ...
Participe do Retiro Quaresmal da Catedral

Para ajudar os fiéis a viverem da melhor maneira o tempo quaresmal, será realizado no domingo, 30/03, o Retiro Quaresmal da nossa paróquia. O evento será realizado das 8h às 12h no CAuditório Paroquial

 O evento é aberto para participação de toda a comunidade, sendo necessário fazer a inscrição na secretaria paroquial. No dia será servido um café/lanche.

Mais informações pelo telefone: (17)3421-6245 / (17)98114-4841

Ver matéria completa ...
CNBB propõe à Igreja no Brasil um Tempo de Oração pelo Papa Francisco

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta terça-feira, 19 de fevereiro, uma carta que foi enviada ao episcopado brasileiro propondo um tempo de oração, nos próximos dias, pela “plena recuperação de saúde do Papa Francisco”. A iniciativa surgiu na reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP) da CNBB, reunido na sede da Conferência em Brasília dias 18 e 19 de fevereiro. Veja a íntegra da carta abaixo.

No vídeo abaixo, o arcebispo de Porto Alegre (RS), presidente da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), o cardeal Jaime Spengler, convida a Igreja no Brasil para unir os corações e a rezar pela saúde do Papa Francisco.

Aproveitando especialmente a festa da Cátedra de São Pedro, no próximo sábado, 22, dom Jaime reforça o pedido de oração pela recuperação do Santo Padre: “Como Igreja também nós nos dirigimos de uma forma toda especial ao senhor pedindo pela pronta recuperação de sua saúde”

O que a CNBB sugere

Que as comunidades espalhadas pelo Brasil sejam incentivadas a viverem este tempo de oração, sobretudo, nas Celebrações da Eucaristia e da Palavra, com uma intenção especial pela saúde do Papa.

A Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB, sugere o acréscimo de uma intenção nas Orações dos Fiéis em todas as celebrações, conforme proposta indicada:

Senhor Deus,
vosso servo, o Papa Francisco,
tornou-se para nós “testemunha dos sofrimentos de Cristo”.
Nós vos suplicamos,
vinde em seu auxílio,
aliviando suas dores,
na esperança da pronta recuperação da sua saúde,
para continuar nos confirmando na fé.

Além da sugestão proposta pela Comissão para a Liturgia, os fieis também são convidados a expressar suas intenções também rezando o terço e orações espontâneas.

Ver matéria completa ...
Adoração ao Santíssimo Sacramento na 1ª sexta-feira do mês

Como de costume em toda 1ª sexta-feira do mês, no dia 07 de março, será realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h na Catedral. 
Em seguida, será celebrada a Santa Missa às 19h.

Participe conosco!

"Eu sou o pão que vem do céu, quem crê em mim, irá viver!"

Ver matéria completa ...
Catequese Batismal de Pais e Padrinhos será dia 06 de abril

Estão abertas as inscrições para a Catequese Batismal para Pais e Padrinhos que será realizada no dia 06 de abril. O encontro tem início às 7h30 no Salão Paroquial e as inscrições devem ser feitas na Secretaria Paroquial. Mais informações pelo telefone: (17) 3421-6245 ou (17)98114-4841.

O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o sacramento do Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em cumprir um preceito: é necessário, portanto, vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Ver matéria completa ...
Catedral realizará Missa e Procissão da Penitência nas sextas-feiras da quaresma

Para melhor celebrar o Tempo Quaresmal, tempo dedicado à penitência, oração, caridade e em preparação para a Páscoa do Senhor, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizará em todas as sextas-feiras da Quaresma a Santa Missa e Procissão da Penitência. A celebração tem início às 5h30 na Catedral.

A pequena procissão realizada na praça durante o Ato Penitencial nos convida a refletir sobre o arrependimento e a conversão.

Venha participar conosco deste momento de reflexão e piedade que nos ajuda a reconhecer a nossa pequenez diante de Deus e nos motiva a ter uma vida cada vez fiel ao Reino do Pai.

Ver matéria completa ...
Leilão Virtual de Gado da Catedral será nos dias 20, 21 e 22 de março

A Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga realizará nos dias 20, 21 e 22 de março seu Leilão Virtual de Gado. Semelhante ao realizado nos últimos anos e seguindo as tendências de leilões, o evento ocorrerá de forma virtual nos grupos de whatsapp do Leilão.

A renda obtida com o Leilão de Gado será utilizada nas ações sociais e de manutenção predial da Paróquia. Quem deseja realizar a doação de gado ou fazer doações em dinheiro (PIX: 26.803.548/0002-44) pode entrar em contato com a Secretaria Paroquial ou com membros da comunidade. Mais informações pelo tel: 3421-6245 ou 1798114-4841 (whatsapp).

Colabore com mais esta ação da Catedral de Votuporanga.

Ver matéria completa ...
11 coisas que todo católico deve saber sobre a Quarta-feira de Cinzas

1. O que é a Quarta-feira de Cinzas?

É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.

A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que durante a Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.

2. Como nasceu a tradição de impor as cinzas?

A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.

A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos por volta do ano 400 d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma passou a impor as cinzas no início deste tempo.

3. Por que se impõe as cinzas?

A cinza é um símbolo. Sua função está descrita em um importante documento da Igreja, mais precisamente no artigo 125 do Diretório sobre a piedade popular e a liturgia: “O começo dos quarenta dias de penitência, no Rito romano, caracteriza-se pelo austero símbolo das Cinzas, que caracteriza a Liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não era um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como sinal da atitude do coração penitente que cada batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal. Deve-se ajudar os fiéis, que vão receber as Cinzas, para que aprendam o significado interior que este gesto tem, que abre a cada pessoa a conversão e ao esforço da renovação pascal”.

4. O que simbolizam e o que recordam as cinzas?              

A palavra cinza, que provém do latim “cinis”, representa o produto da combustão de algo pelo fogo. Esta adotou desde muito cedo um sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência.

A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

5. Onde podemos conseguir as cinzas?

Para a cerimônia devem ser queimados os restos dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estes recebem água benta e logo são aromatizados com incenso.

6. Como se impõe as cinzas?

Este ato acontece durante a Missa, depois da homilia e está permitido que os leigos ajudem o sacerdote. As cinzas são impostas na fronte, em forma de cruz, enquanto o ministro pronuncia as palavras Bíblicas: “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

7. O que devem fazer quando não há sacerdote?

Quando não há sacerdote, a imposição das cinzas pode ser realizada sem Missa, de forma extraordinária. Entretanto, é recomendável que antes do ato participem da liturgia da palavra.

É importante recordar que a bênção das cinzas, como todo sacramental, somente pode ser feita por um sacerdote ou um diácono.

8. Quem pode receber as cinzas?                

Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo (1670 ss.), “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

9. A imposição das cinzas é obrigatória?

A Quarta-feira de Cinzas não é dia de preceito e, portanto, não é obrigatória. Não obstante, nesse dia muitas pessoas costumam participar da Santa Missa, algo que sempre é recomendável.

10. Quanto tempo é necessário permanecer com a cinza na fronte?

Quanto tempo a pessoa quiser. Não existe um tempo determinado.

11. O jejum e a abstinência são necessários?

De acordo com a Igreja católica, o jejum e a abstinência são recomendados tanto durante a Quarta-feira de Cinzas, quanto na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Já o gesto da abstinência de comer carne dependendo da determinação da Conferência Episcopal de cada país, podendo ser substituído por outro tipo de mortificação ou oferecimento como a oração do terço.

Com informações Acidigital.

Ver matéria completa ...
Campanha da Fraternidade 2025 refletirá sobre a Ecologia

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos.

Em 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, foi escolhido o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática:

na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”; 

na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos; 

na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males; 

na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 

na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 

na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 

na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e 

na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). 

Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025). 

“Estamos no decênio decisivo para o planeta! Ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário. Já estamos experimentando seu prenúncio nas grandes catástrofes que assolam o nosso país. E não existe planeta reserva! Só temos este! E, embora ele viva sem nós, nós não vivemos sem ele. Ainda há tempo, mas o tempo é agora! É preciso urgente conversão ecológica: passar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, donde podemos retirar tudo aquilo que quisermos, como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado”.

A Ecologia reaparece no conjunto das CF’s de uma forma nova, como Ecologia Integral, conceito tão caro ao Papa Francisco e que é tão importante no seu projeto de um Novo Humanismo Integral e Solidário, para o qual são bases a Amizade Social, tratada na CF 2024, a Educação, tratada na CF 2022 e no Pacto Educativo Global, o Diálogo, tratado na CF 2021 e a misericórdia ou Compaixão, tratada na CF 2020.

“Para nós, a Ecologia Integral é também espiritual. Professamos com alegria e gratidão que Deus criou tudo com seu olhar amoroso. Todos os elementos materiais são bons, se orientados para a salvação dos seres humanos e de todas as criaturas. Assim, “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31)”.

Ver matéria completa ...
Participe das Celebrações da Quarta-feira de Cinzas na Catedral de Votuporanga

A Quarta-Feira de Cinzas, 05/03, na Catedral de Votuporanga será celebrada com a Santa Missa em três horários para que os fieis possam participar solenemente do início da Quaresma: 9h, 15h e 19h. A Santa Missa das 9h será presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres da diocese e marcará também a abertura da Campanha da Fraternidade 2025, que este ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema ““Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o inicio da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor; período, este, que deve ser marcado por oração, esmola, perdão, reconciliação, penitência, caridade e conversão..

As cinzas são utilizadas liturgicamente desde o antigo testamento, como pode ser observado em algumas passagens bíblicas, que narram ocasiões em que cristãos jogavam cinzas na cabeça para demonstrar luto, penitência ou dor que estavam vivenciando.

Apenas no século VI, a Quarta-Feira de Cinzas passou a marcar o início da Quaresma. Antes disso, no século anterior, por volta do ano 461, no Pontificado do Papa Leão Magno, a Quaresma iniciava no sexto domingo antes da Páscoa do Senhor. Naquela época, os quarenta dias de preparação para a Páscoa não contemplavam os quarenta dias de jejum, uma vez que os domingos estavam incluídos na contagem, mas não se jejuava neste dia. Por isso, fez-se necessário adiantar o início da Quaresma para que fossem completados os quarenta dias de jejum.

Quanto à imposição das cinzas, esta passou a ser obrigatória no século X. De acordo com o Missal Romano, ao longo da Missa de Quarta-feira de Cinzas, mais precisamente após a homilia, o celebrante abençoa as cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, aspergindo água benta sobre elas. Com as cinzas úmidas, o padre, então, marca a testa ou a cabeça de cada fiel, pronunciando uma dessas frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Esse gesto traz a reflexão sobre a origem e o fim de cada um de nós e também mostra a importância e a urgência de nossa conversão, de renascermos das cinzas, de deixarmos para traz todo o pecado, pois não sabemos quando iremos partir dessa vida. Por essa razão, devemos nos preparar, dia a dia, para a nossa vida definitiva, que está na eternidade com Deus.

Qualquer pessoa pode receber as cinzas, segundo o Catecismo (1670 ss.), mas para isso, a Igreja aconselha jejum e abstinência neste dia, assim como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos.

Venha em busca da sua conversão! Participe desta Celebração conosco! Sua presença é indispensável!

Ver matéria completa ...
Presidência da CNBB é recebida pelo Papa Francisco em audiência no Vaticano

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi recebida em audiência pelo Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira, 6 de fevereiro. O momento com o pontífice foi oportunidade para apresentação do trabalho realizado pela Conferência e compartilhar a realidade do Brasil, “com suas alegrias e angústias”, segundo o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler.

“Tivemos a graça, por assim dizer, de nos sentir apoiados pelo Santo Padre e incentivados a continuar o trabalho que a Conferência vem desenvolvendo ao longo dos anos. É certamente sempre uma alegria particular podermos encontrar com o sucessor de Pedro – garantia da unidade, da comunhão na Igreja, que o Espírito de Deus colocou diante da sua Igreja para este tempo presente”, destacou dom Jaime

Mesmo resfriado, o Papa apresentava uma “disposição muito bonita”, segundo dom Jaime.

Além do encontro com o Papa Francisco, a Presidência da CNBB passou pela Porta Santa da Basílica de São Pedro e celebrou a Missa na capela “Vergine Maria Partoriente“, dentro da Basílica. A agenda também contou com a visita aos Dicastérios para a Causa dos Santos e para o Desenvolvimento Humano Integral. 

texto e imagem extraídos de: https://www.cnbb.org.br/presidencia-cnbb-audiencia-papa-francisco-2025/

Ver matéria completa ...
O Papa: não nascemos para matar, oremos e façamos penitência pela paz

No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 12 de fevereiro, realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano, no habitual encontro semanal do Santo Padre com os fiéis e peregrinos, Francisco, falando aos de língua italiana, voltou novamente seu pensamento para aquelas situações de conflito que afligem várias partes do mundo, lembrando pela enésima vez que a guerra é sempre uma derrota. Ainda em suas palavras, um pensamento particular voltado para a Ucrânia, Oriente Médio, Mianmar, Kivu do Norte - na República Democrática do Congo e para o Sudão do Sul. 

Oração e penitência em favor da paz

Papa foi enfático ao lembrar que não nascemos para matar, pedindo orações diárias e penitência pela paz. Ouçamos as suas palavras em seu enésimo e premente apelo em favor da paz para todos os povos que vivem em situação de conflito:

“Penso em tantos países que estão em guerra. Irmãs e irmãos, oremos pela paz. Façamos o máximo possível pela paz. Não se esqueçam de que a guerra é uma derrota. Sempre. Não nascemos para matar, mas para fazer os povos crescer. Que possamos encontrar caminhos de paz. Por favor, em suas orações diárias, peçam pela paz. A atormentada Ucrânia... como ela sofre. Pensem tamnbém na Palestina, em Israel, em Mianmar, em Kivu do Norte, no Sudão do Sul. Tantos países em guerra. Por favor, oremos pela paz. Façamos penitência pela paz.”

 

fonte: texto e imagem extraídos de: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-02/papa-francisco-apelo-audiencia-geral-oracoes-penitencia-pela-paz.html

Ver matéria completa ...
Comunicadores se reúnem para Jubileu e celebram o poder e esperança em comunicar

A Diocese de Votuporanga realizou no dia 26 de janeiro o Jubileu da Comunicação, a primeira atividade de grupo do Jubileu Peregrinos de Esperança. O evento foi realizado no Centro de Informações Culturais e Turísticas Marão Abdo Alfagali, no Parque da Cultura, em Votuporanga, reunindo comunicadores para discutir o papel da comunicação na evangelização.

A programação iniciou com a apresentação da Banda Musical Zequinha de Abreu e em seguida, a Irmã Magali Gavazzoni conduziu um rito penitencial. Durante a manhã, aconteceram palestras e workshops com o Padre Ancelmo José Lio, jornalista, assessor da PASCOM e responsável pelo setor de comunicação da Diocese; Flávia Galdioli, jornalista, apresentadora e gestora da TV Unifev; Christopher Bueno, publicitário e fotógrafo, com ampla experiência em mídias sociais; e intervenções com o cantor Marcio Zarsi, envolvendo os participantes com música e espiritualidade.

As atividades da manhã seguiram para a Paróquia São Cristóvão, onde aconteceu o almoço. Após, Padre Djalma Tuniz, jornalista, autor de artigos e do livro “Varrendo flores depois da chuva”, falou de sua experiência com a escrita e todo o processo e revisão que compõem um texto. A programação encerrou com a Missa na Catedral Nossa Senhora Aparecida, que é uma das cinco Igrejas Jubilares da Diocese. A celebração foi presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas, que participou de todo o evento.

O encontro proporcionou uma rica troca de experiências e aprendizado de estratégias para a comunicação pastoral. Novas tecnologias e inteligência artificial foram um dos pontos enfatizados durante as discussões. O Jubileu da Comunicação contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Votuporanga. Vale lembrar que a programação do Jubileu segue com outras atividades previstas durante o ano.

Ver matéria completa ...
Breve histórico da Irmã Magali

No último dia 06 de fevereiro, a Irmã Magali Gavazzoni celebrou 25 anos de vida religiosa. Membro da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, Irmã Magali atualmente atua nas atividades pastorais das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida, São Bento e Santa Joana Princesa e, em Buritama - N. Senhora do Divino Livramento. Também é assessora diocesana da Pastoral da Ecologia Integral e, faz parte das seguintes comissões diocesanas: Ação Missionária; Ação Sociotransformadora; Pastoral da Comunicação e Equipe do Jubileu. 

Conheça um pouco mais sobre a vida da Irmã Magali e seu trabalho pastoral nesses 25 anos de vida religiosa:

Breve histórico:

Irmã Magali é a quarta filha do casal Arceni Gavazzoni e Irma Hedi Wille Gavazzoni. Nasceu em Francisco Beltrão – Paraná, no dia 09 de novembro de 1976 (tem 05 irmãos – 03 irmãos e 02 irmãs). Toda sua infância e adolescência foi na cidade de Salgado Filho – Paraná, onde realizou seus estudos do ensino fundamental, bem como sua iniciação à vida cristã, na Paróquia São Francisco de Assis – Diocese de Palmas e Francisco Beltrão.

Após um período de acompanhamento vocacional, ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria. No decorrer do seu período de formação residiu em Salgado Filho, Uraí e Bandeirantes – PR e, Taubaté, Piracicaba e Votuporanga/SP.

Fez sua primeira profissão religiosa no dia 06 de fevereiro de 2000, na capela da Betânia Franciscana, em Campinas/SP e, profissão perpétuo em 11 de agosto de 2007, na Paróquia São Francisco de Assis, Salgado Filho/PR.

No decorrer da sua formação, Ir. Magali cursou magistério, pedagogia e mestrado em educação. Fez curso de Teologia Fundamental e aprofundamento em Franciscanismo.

Nestes 25 anos de vida religiosa consagrada, trabalhou como professora do curso de Educação Infantil e do Ensino Fundamental - nas áreas de Filosofia e Ensino Religioso na Escola Franciscana Santa Isabel/PR e Divina Pastora – Uraí/PR. Foi Diretora Pedagógica do Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe - Piracicaba/SP. Coordenadora Pedagógica do Colégio Franciscano Divina Pastora – Uraí/PR. Atuou na pastoral paroquial em todas as paróquias que residiu e, em período integral, na Arquidiocese de Manaus/AM, Diocese de Cornélio Procópio/PR e Parnaíba/PI. Coordenou a CRB Núcleo de Jacarezinho/PR e Parnaíba/PI. Assessorou a Catequese, COMIDI e SAV da Diocese de Cornélio Procópio/PR. Conselheira Espiritual da Ordem Franciscana Secular – Bandeirantes/PR. Realizou uma experiência missionária em Mopéia – Diocese de Quilimane – Moçambique/África. Atuou como Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Diocese de Parnaíba/PI. Exerceu o cargo de Assessora Executiva da CRB/SP.

Irmã Magali sempre atuou na catequese, desde sua crisma, bem como, acompanhou pastoral familiar, da juventude, SAV, equipe de Nossa Senhora – casais e jovens, COMIDI, COMIPA, IAM, Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra.

Outro aspecto significativo na caminhada missionária de Irmã Magali é sua atuação nos Conselhos de Políticas Públicas. Já foi membro dos seguintes Conselhos municipais: Criança e Adolescentes e Educação – Piracicaba; Assistência Social e Criança e Adolescente – Parnaíba/PI e, atualmente é membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e saneamento, em Votuporanga.

Em Votuporanga atua nas atividades das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida, São Bento e Santa Joana Princesa e, em Buritama - N. Senhora do Divino Livramento. É assessora diocesana da Pastoral da Ecologia Integral e, faz parte das seguintes comissões diocesanas: Ação Missionária; Ação Sociotransformadora; Pastoral da Comunicação e Equipe do Jubileu.

Ver matéria completa ...
Irmã Magali completou 25 anos de vida religiosa

Na última quinta-feira, 6 de fevereiro, foi celebrada na Catedral Nossa Senhora Aparecida, de Votuporanga, a Missa em ação de graças pelo Jubileu de 25 anos e Renovação dos Votos de Vida Religiosa da Irmã Magali Garazzoni. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Gilmar Antônio Fernandes Margotto e concelebrada pelos Padres Adão dos Reis da Silva, Ancelmo José Lio, Carlos Rodrigues dos Santos, Lorival Ângelo Marques e Marcos Antônio de Oliveira. O Diácono Lécio Alves e o Seminarista Alex Aguiar Lio, estiveram presentes juntamente com religiosas, fiéis, amigos e familiares da Irmã Magali.

A Irmã Magali tem como tema de vida religiosa“Fiel é aquele que vos chamou, e é Ele que agirá” (1 Ts 5, 24). Para ela, a "a vocação é dada por Deus. É Ele que chama, dá a missão, fortalece e conduz a caminhada. A nós cabe a resposta generosa e a fidelidade em permanecer no caminho.
Essa experiência vocacional me atingiu ainda na adolescência e foi amadurecendo no período de acompanhamento vocacional, formação inicial e ao longo dos 25 anos de consagração religiosa. O Senhor sempre me conduziu e continuará me agraciando, pois me amou e escolheu por primeiro."

Sobre esses 25 anos de vida religiosa, Irmã Magali afirma que "a minha vida religiosa sempre foi voltada ao serviço amoroso da evangelização – um grande período na educação, na formação de comunidades, no acompanhamento às famílias e na dedicação à iniciação à vida cristã, na perspectiva de auxiliar o maior número possível de pessoas a descobrirem o amor de Deus e se colocarem no seguimento da sua Palavra, que liberta e salva.
Continuemos a suplicar ao Senhor que enviei mais vocações religiosas, pois a verdadeira alegria está em amar e servir o Senhor de todo o coração, de toda alma e de todo o entendimento."

Membro da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, Irmã Magali atualmente atua nas atividades pastorais das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida, São Bento e Santa Joana Princesa e, em Buritama - N. Senhora do Divino Livramento. Também é assessora diocesana da Pastoral da Ecologia Integral e, faz parte das seguintes comissões diocesanas: Ação Missionária; Ação Sociotransformadora; Pastoral da Comunicação e Equipe do Jubileu.

Breve histórico:

Irmã Magali é a quarta filha do casal Arceni Gavazzoni e Irma Hedi Wille Gavazzoni. Nasceu em Francisco Beltrão – Paraná, no dia 09 de novembro de 1976 (tem 05 irmãos – 03 irmãos e 02 irmãs). Toda sua infância e adolescência foi na cidade de Salgado Filho – Paraná, onde realizou seus estudos do ensino fundamental, bem como sua iniciação à vida cristã, na Paróquia São Francisco de Assis – Diocese de Palmas e Francisco Beltrão.

Após um período de acompanhamento vocacional, ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria. No decorrer do seu período de formação residiu em Salgado Filho, Uraí e Bandeirantes – PR e, Taubaté, Piracicaba e Votuporanga/SP.

Fez sua primeira profissão religiosa no dia 06 de fevereiro de 2000, na capela da Betânia Franciscana, em Campinas/SP e, profissão perpétuo em 11 de agosto de 2007, na Paróquia São Francisco de Assis, Salgado Filho/PR.

No decorrer da sua formação, Ir. Magali cursou magistério, pedagogia e mestrado em educação. Fez curso de Teologia Fundamental e aprofundamento em Franciscanismo.

Nestes 25 anos de vida religiosa consagrada, trabalhou como professora do curso de Educação Infantil e do Ensino Fundamental - nas áreas de Filosofia e Ensino Religioso na Escola Franciscana Santa Isabel/PR e Divina Pastora – Uraí/PR. Foi Diretora Pedagógica do Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe - Piracicaba/SP. Coordenadora Pedagógica do Colégio Franciscano Divina Pastora – Uraí/PR. Atuou na pastoral paroquial em todas as paróquias que residiu e, em período integral, na Arquidiocese de Manaus/AM, Diocese de Cornélio Procópio/PR e Parnaíba/PI. Coordenou a CRB Núcleo de Jacarezinho/PR e Parnaíba/PI. Assessorou a Catequese, COMIDI e SAV da Diocese de Cornélio Procópio/PR. Conselheira Espiritual da Ordem Franciscana Secular – Bandeirantes/PR. Realizou uma experiência missionária em Mopéia – Diocese de Quilimane – Moçambique/África. Atuou como Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Diocese de Parnaíba/PI. Exerceu o cargo de Assessora Executiva da CRB/SP.

Irmã Magali sempre atuou na catequese, desde sua crisma, bem como, acompanhou pastoral familiar, da juventude, SAV, equipe de Nossa Senhora – casais e jovens, COMIDI, COMIPA, IAM, Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra.

Outro aspecto significativo na caminhada missionária de Irmã Magali é sua atuação nos Conselhos de Políticas Públicas. Já foi membro dos seguintes Conselhos municipais: Criança e Adolescentes e Educação – Piracicaba; Assistência Social e Criança e Adolescente – Parnaíba/PI e, atualmente é membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e saneamento, em Votuporanga.

Em Votuporanga atua nas atividades das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida, São Bento e Santa Joana Princesa e, em Buritama - N. Senhora do Divino Livramento. É assessora diocesana da Pastoral da Ecologia Integral e, faz parte das seguintes comissões diocesanas: Ação Missionária; Ação Sociotransformadora; Pastoral da Comunicação e Equipe do Jubileu.

Ver matéria completa ...
Pelas vocações à vida sacerdotal e religiosa são as intenções do Papa para fevereiro

Neste mês de fevereiro, rezemos para que as comunidades acolham os desejos e as dúvidas dos jovens que se sentem chamados a servir a missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa. Esta intenção de
oração desafia-nos a refletir sobre as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa.

O Papa Francisco sublinha a importância de confiar nos jovens, reconhecendo a sua capacidade de contribuir significativamente para a Igreja e para o mundo. Esta confiança é fundamental para encorajá-los a explorar e responder à sua vocação com coragem e entusiasmo.

Aceitar as suas dúvidas e desejos como parte integrante do processo vocacional é sinal de uma abordagem pastoral que valoriza o diálogo e o acompanhamento. Como diz o Papa, «é necessário acompanhar os jovens, caminhar com eles, ouvi-los, provocá-los, (...), levá-los a Jesus, promovendo sempre a sua liberdade, para que respondam à voz do Senhor livre e responsavelmente».

Por isso, um dos desafios da pastoral vocacional é a necessidade de autenticidade, a importância de testemunhos vivos e o desenvolvimento de comunidades acolhedoras e formativas, de modo a cultivar um ambiente onde os jovens possam escutar e responder livremente à voz do Senhor.

Como nos diz o Papa, «rezar pelas vocações supõe, antes de mais, orar e trabalhar pela fidelidade à própria vocação; criar ambientes nos quais seja possível ouvir a voz do Senhor; pormo-nos a caminho para anunciar o “evangelho da vocação”, para promover e suscitar vocações».

Ver matéria completa ...
Diocese celebrará Jubileu dos Catequistas

A Diocese de Votuporanga realiza no dia 1º de fevereiro, o Jubileu Diocesano dos Catequistas. O evento acontecerá na Paróquia São Bento, em Votuporanga, com acolhida às 15h30 com café da tarde. Haverá momentos de oração e reflexão conduzidos pela Irmã Rosangela Fontoura.

Às 18h, os participantes seguirão em peregrinação até a Catedral Nossa Senhora Aparecida e às 19h será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas.

O evento faz parte das atividades do Ano Jubilar – Peregrinos de Esperança e reunirá catequistas de toda a Diocese para celebrarem a fé e a missão evangelizadora. A confirmação de presença deve ser feita até o dia 27 de janeiro, nos grupos de WhatsApp da Pastoral Bíblico-Catequética.

Ver matéria completa ...
Ano Jubilar inspira reflexão nas Semanas Catequéticas de Iniciação à Vida Cristã

A Diocese de Votuporanga inicia o ano de 2025 com as Semanas Catequéticas de Iniciação à Vida Cristã, em sintonia com o Ano Jubilar Peregrinos da Esperança. Os encontros de formação ajudarão refletir sobre a esperança no âmbito da missão, da diocesaneidade e das indulgências.

A programação será dividida em três dias com os temas: a esperança que aproxima e reencanta, ministrado pelo Padre Ancelmo José Lio; a esperança em comunidade para maturidade, conduzido pelo Padre Marcos Vinicius Rosa; e o anúncio da esperança e das indulgências, apresentado pelo Padre Bruno Luiz Santos Silva.

Os encontros ocorrerão de 28 a 30 de janeiro na Paróquia Santa Luzia, em Votuporanga; de 4 a 6 de fevereiro na Paróquia São João Batista de América de Campos; de 11 a 13 de fevereiro na Paróquia São João Batista de Nhandeara; e de 18 a 20 de fevereiro na Paróquia Nossa Senhora do Divino Livramento de Buritama, sempre das 19h45 às 21h45.

A programação deve reunir catequistas, introdutores, padres e demais lideranças, mas é aberta para toda a comunidade.

Ver matéria completa ...
Catedral celebrará o Jubileu de 25 anos de Vida Religiosa da Irmã Magali

No próximo dia 06 de fevereiro, será celebrada a Santa Missa pelo Jubileu de 25 anos de Vida Religiosa da Irmã Magali Gavazzoni. A celebração será realizada às 19h na Catedral de Votuporanga e deverá contar com a presença de padres, diáconos, religiosos(as), fiéis leigos e amigos da querida religiosa.

Membro da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, Irmã Magali atualmente atua nas atividades pastorais das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida, São Bento e Santa Joana Princesa e, em Buritama - N. Senhora do Divino Livramento. Também é assessora diocesana da Pastoral da Ecologia Integral e, faz parte das seguintes comissões diocesanas: Ação Missionária; Ação Sociotransformadora; Pastoral da Comunicação e Equipe do Jubileu.

Breve histórico:

Irmã Magali é a quarta filha do casal Arceni Gavazzoni e Irma Hedi Wille Gavazzoni. Nasceu em Francisco Beltrão – Paraná, no dia 09 de novembro de 1976 (tem 05 irmãos – 03 irmãos e 02 irmãs). Toda sua infância e adolescência foi na cidade de Salgado Filho – Paraná, onde realizou seus estudos do ensino fundamental, bem como sua iniciação à vida cristã, na Paróquia São Francisco de Assis – Diocese de Palmas e Francisco Beltrão.

Após um período de acompanhamento vocacional, ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria. No decorrer do seu período de formação residiu em Salgado Filho, Uraí e Bandeirantes – PR e, Taubaté, Piracicaba e Votuporanga/SP.

Fez sua primeira profissão religiosa no dia 06 de fevereiro de 2000, na capela da Betânia Franciscana, em Campinas/SP e, profissão perpétuo em 11 de agosto de 2007, na Paróquia São Francisco de Assis, Salgado Filho/PR.

No decorrer da sua formação, Ir. Magali cursou magistério, pedagogia e mestrado em educação. Fez curso de Teologia Fundamental e aprofundamento em Franciscanismo.

Nestes 25 anos de vida religiosa consagrada, trabalhou como professora do curso de Educação Infantil e do Ensino Fundamental - nas áreas de Filosofia e Ensino Religioso na Escola Franciscana Santa Isabel/PR e Divina Pastora – Uraí/PR. Foi Diretora Pedagógica do Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe - Piracicaba/SP. Coordenadora Pedagógica do Colégio Franciscano Divina Pastora – Uraí/PR. Atuou na pastoral paroquial em todas as paróquias que residiu e, em período integral, na Arquidiocese de Manaus/AM, Diocese de Cornélio Procópio/PR e Parnaíba/PI. Coordenou a CRB Núcleo de Jacarezinho/PR e Parnaíba/PI. Assessorou a Catequese, COMIDI e SAV da Diocese de Cornélio Procópio/PR. Conselheira Espiritual da Ordem Franciscana Secular – Bandeirantes/PR. Realizou uma experiência missionária em Mopéia – Diocese de Quilimane – Moçambique/África. Atuou como Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Diocese de Parnaíba/PI. Exerceu o cargo de Assessora Executiva da CRB/SP.

Irmã Magali sempre atuou na catequese, desde sua crisma, bem como, acompanhou pastoral familiar, da juventude, SAV, equipe de Nossa Senhora – casais e jovens, COMIDI, COMIPA, IAM, Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra.

Outro aspecto significativo na caminhada missionária de Irmã Magali é sua atuação nos Conselhos de Políticas Públicas. Já foi membro dos seguintes Conselhos municipais: Criança e Adolescentes e Educação – Piracicaba; Assistência Social e Criança e Adolescente – Parnaíba/PI e, atualmente é membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e saneamento, em Votuporanga.

Em Votuporanga atua nas atividades das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida, São Bento e Santa Joana Princesa e, em Buritama - N. Senhora do Divino Livramento. É assessora diocesana da Pastoral da Ecologia Integral e, faz parte das seguintes comissões diocesanas: Ação Missionária; Ação Sociotransformadora; Pastoral da Comunicação e Equipe do Jubileu.

Ver matéria completa ...
Padre Gilmar completa 30 anos de vida sacerdotal

Neste dia 27 de janeiro, o padre Gilmar Antonio Fernandes Margotto, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Catedral) comemora 30 anos de ordenação sacerdotal. A data será comemorada com a celebração da Santa Missa às 19h na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga. Nascido em Votuporanga, no dia 02 de julho de 1970, desde sua infância e juventude se interessou pela Igreja e trabalhos pastorais da comunidade, participando da Catequese, Congregação Mariana e Pastoral da Juventude. Em 1988, aos 17 anos, padre Gilmar aceitou o chamado de Deus e ingressou no Seminário Diocesano em São José do Rio Preto.

Em Rio Preto, ele cursou Filosofia e Teologia pela Faculdade Sagrado Coração de Jesus entre os anos de 1988 e 1994. Foi ordenado diácono no dia 13 de maio de 1994 e recebeu a ordenação Presbiteral no dia 27 de janeiro de 1995, por imposição das mãos de Dom José de Aquino Pereira, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga.

Menos de um mês após a sua ordenação presbiteral, foi nomeado pároco da recém criada Paróquia Senhor Bom Jesus de Votuporanga. Durante mais de 16 anos, ele esteve a frente daquela comunidade, enfrentando as dificuldades iniciais como os poucos recursos financeiros, falta de espaço para reuniões, catequeses e encontros, mas com a ajuda e unidão da comunidade, com quem manteve um laço forte de amizade e fidelidade, todas as dificuldades foram vencidas. Neste período em que ficou a frente da Paróquia Senhor Bom Jesus, destaca-se a construção da nova Igreja e do Centro de Pastoral, criação de movimentos e pastorais, formação de lideranças, dinamização das atividades e trabalho com a juventude.

Padre Gilmar também é formado em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).  Juntamente com os padres Edemur José Alves (falecido em 2011) e Carlos Rodrigues dos Santos, ele formou a Comissão Diocesana de Estudos para a criação da Diocese de Votuporanga. 

Em setembro de 2011, após o falecimento do padre Edemur José Alves, de quem era muito amigo, foi convidado pelo bispo diocesano a assumir a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em meio a dor em deixar sua comunidade tão amada e o entusiasmo em assumir um novo desafio que a Igreja o confiava, ele aceitou o convite do bispo, tomando posse no dia 26 de outubro de 2011.

Nestes 13 anos como responsável pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre Gilmar cativou a todos os paroquianos com sua dedicação e amor pelo povo de Deus. Como destaque de seu trabalho estão a reorganização territorial, reforma do Salão e Secretaria Paroquial, das sacristias, construção do Centro de Eventos, volta das badaladas do relógio, instalação dos vitrais, celebração dos sacramentos, Missa em todos os dias da semana, comemoração dos 70 anos da paróquia, transmissão da missa pela internet, criação da Web Rádio e Web TV, entre outros. Além disso, Padre Gilmar atuou entusiasmadamente para a criação da Diocese de Votuporanga, ocorrida em 2016.

Padre Gilmar, somos gratos a Deus por sua vida e vocação e pedimos ao nosso Divino Mestre que te cumule de muitas graças e bençãos dos céus. 

Ver matéria completa ...
Catequese Batismal para Pais e Padrinhos será dia 09/02

Estão abertas as inscrições para a Catequese Batismal para Pais e Padrinhos que será realizada no dia 09 de fevereiro. O encontro tem início às 7h30 no Salão Paroquial e as inscrições devem ser feitas na Secretaria Paroquial. Mais informações pelo telefone: (17) 3421-6245 ou (17)98114-4841.

O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o sacramento do Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em cumprir um preceito: é necessário, portanto, vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.
A Catequese Batismal para Pais e Padrinhos é realizada mensalmente no primeiro domingo de cada mês. 

Clique aqui para ver mais Matérias