![]() | Catedral Nossa Senhora Aparecida Votuporanga-SP |
O Papa Leão XIV instituiu, nesta quarta-feira, a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, e nomeou o primeiro arcebispo: dom Antônio Emídio Vilar, SDB, atual bispo diocesano. De acordo com o comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil, a nova província foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, e terá sob seu auxílio, como sufragâneas, as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, no Noroeste do estado.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao povo e ao arcebispo da nova arquidiocese:
Saudação da CNBB pela ereção canônica da Província Eclesiástica de São José do Rio Preto
Estimado irmão, Dom Antônio Emídio Vilar, SDB,
e todo o Povo de Deus da Arquidiocese de São José do Rio Preto,Com alegria, recebemos a notícia da elevação da Diocese de São José do Rio Preto à condição de Arquidiocese, e a consequente nomeação do seu primeiro arcebispo. Ao senhor, Dom Vilar, desejamos bênçãos de Deus nesta nova etapa de seu ministério.
Ao Clero, à Vida Religiosa Consagrada e a todo o Povo de Deus, renovamos nossa comunhão com a caminhada desta Igreja Particular, com votos de que a elevação a arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora.
Possam iluminá-los na sua caminhada pastoral as palavras do Papa Leão XIV na missa de início do seu pontificado: “Queremos dizer ao mundo, com humildade e alegria: Olhai para Cristo! Aproximai-vos d’Ele! Acolhei a sua Palavra que ilumina e consola! Escutai a sua proposta de amor para vos tornardes a sua única família. No único Cristo somos um. E este é o caminho a percorrer juntos”.
Confiamos a nova arquidiocese à intercessão e proteção do Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São Jose.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebipo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
Dom Antônio Emídio Vilar nasceu no dia 14 de novembro de 1957, em Guardinha, distrito do município de São Sebastião do Paraíso (MG), mas a família se firmou em Batatais (SP) semanas depois do seu nascimento. É religioso salesiano desde 1976, tendo sido ordenado presbítero em 1986. Dom Vilar é bispo desde 2008. Seu lema é “Animan pro Ovibus” (A vida pelas ovelhas (Jo 10,11))
Aos 11 anos, foi para o seminário salesiano em Pindamonhangaba (1969). Nos anos seguintes, continuou a formação religiosa em Lavrinhas. Professou os votos ao fim do noviciado no dia 31 de janeiro de 1976, em Pindamonhangaba.
Mais tarde, em Lorena, cursou Filosofia e Pedagogia (1976-1978). Fez experiência pastoral em Lavrinhas (1979-1980) e São Paulo (Instituto Dom Bosco, Bom Retiro) até agosto de 1981.
De 1981 a 1986 cursou bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. Foi ordenado presbítero em 9 de agosto de 1986, na cidade de Batatais, na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
Na Congregação Salesiana de Dom Bosco, atuou em diversas funções como na coordenação de estudos e como professor, em Pindamonhangaba (1986) e em Lorena, onde atuou na área da Filosofia (1987 a 1989). Também foi diretor do aspirantado, em Pindamonhangaba (1990). De 1991 a 1993, coordenou os estudos e lecionou no Centro Universitário Salesiano (Unisal Pio XI), em São Paulo (SP), onde, de 1994 a 1998, foi também diretor.
De 1999 a 2007 foi mestre de noviços em São Carlos. E, de 2002 a 2007, concomitantemente foi também diretor da obra ‘Salesianos São Carlos’. Em 2008 foi pároco da Paróquia N. S. Auxiliadora e diretor do Instituto Dom Bosco, em São Paulo.
Dom Vilar também atuou como juiz do Tribunal Eclesiástico de Aparecida (1987 – 2008); foi membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), de 1991 a 1998; e membro do Conselho de presbíteros na diocese de São Carlos (2006-2007).
Em 23 de julho de 2008, foi nomeado bispo da diocese de São Luiz de Cáceres (MT). A ordenação foi no dia 27 de setembro daquele ano, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro, em São Paulo. No Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi referencial da Juventude, da Liturgia, do Centro de estudos de filosofia e de teologia (Sedac) e do Tribunal Eclesiástico.
Em 28 de setembro de 2016, uma nova missão confiada pela Igreja. Foi nomeado bispo da diocese de São João da Boa Vista (SP), com a posse no dia 20 de novembro do mesmo ano.
De 2011 a 2019, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Também foi referencial da Juventude no Regional Sul 1 da CNBB.
Em 19 de janeiro de 2022, foi nomeado bispo da diocese de São José do Rio Preto. Em 19 de março de 2022, tomou posse como 6º bispo diocesano da diocese.
Fonte: texto e imagens extraídos de https://www.cnbb.org.br/diocese-sao-jose-do-rio-preto-elevada-arquidiocese/