Pelas vocações à vida sacerdotal e religiosa são as intenções do Papa para fevereiro


01/02/2025 - 11:46

Neste mês de fevereiro, rezemos para que as comunidades acolham os desejos e as dúvidas dos jovens que se sentem chamados a servir a missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa. Esta intenção de
oração desafia-nos a refletir sobre as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa.

O Papa Francisco sublinha a importância de confiar nos jovens, reconhecendo a sua capacidade de contribuir significativamente para a Igreja e para o mundo. Esta confiança é fundamental para encorajá-los a explorar e responder à sua vocação com coragem e entusiasmo.

Aceitar as suas dúvidas e desejos como parte integrante do processo vocacional é sinal de uma abordagem pastoral que valoriza o diálogo e o acompanhamento. Como diz o Papa, «é necessário acompanhar os jovens, caminhar com eles, ouvi-los, provocá-los, (...), levá-los a Jesus, promovendo sempre a sua liberdade, para que respondam à voz do Senhor livre e responsavelmente».

Por isso, um dos desafios da pastoral vocacional é a necessidade de autenticidade, a importância de testemunhos vivos e o desenvolvimento de comunidades acolhedoras e formativas, de modo a cultivar um ambiente onde os jovens possam escutar e responder livremente à voz do Senhor.

Como nos diz o Papa, «rezar pelas vocações supõe, antes de mais, orar e trabalhar pela fidelidade à própria vocação; criar ambientes nos quais seja possível ouvir a voz do Senhor; pormo-nos a caminho para anunciar o “evangelho da vocação”, para promover e suscitar vocações».



Ultimas Matérias
A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Papa Leão XIV faz apelo veemente pela paz: Nunca mais a guerra!
Coroação da imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria será dia 28/05
Inscrições abertas para a Catequese Batismal
Mensagem do Padre Gilmar por ocasião da eleição do Papa Leão XIV
Veja Mais

Nós usamos cookies técnicos ou similares para facilitar a navegação e garantir a utilização e melhor experiência dos nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

PROSSEGUIR