![]() |
Catedral Nossa Senhora Aparecida Votuporanga-SP |

A Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga celebrou o Natal do Senhor com a celebração da Santa Missa nos dias 24 e 25/12. Na véspera de Natal, o Padre Gilmar presidiu a Santa Missa do Natal do Senhor às 19h na Catedral que ficou lotada de fieis. Já no dia de Natal, foram celebradas Missas às 9h e às 19h. A Santa Missa das 9h foi presidida pelo bispo diocesano Dom Moacir Aparecido de Freitas e concelebrada pelo Padre Gilmar Margotto. Já a celebração das 19h, foi presidida pelo Padre Luis Marton.
Além do Natal do Senhor, no dia 25/12 a comunidade celebrou os 82 anos da instalação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, criada por Dom Lafayette Libanio em 22 de dezembro de 1943 e instalada 3 dias depois.
Antes e depois das celebrações, os fieis puderam fazer suas orações pessoais junto ao belo presépio que foi montado no interior da Igreja.
Montado anualmente por um grupo de paroquianos, ele apresenta a cena do nascimento de Jesus em uma região montanhosa, pela qual os magos caminham para a chegar até a gruta do nascimento do filho de Deus. O presépio está todo iluminado e possui também um pequeno lago.
Significado do presépio de Natal
O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
Origem do presépio de Natal De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.