Falece o Padre José Américo


30/10/2025 - 22:17

Faleceu no sábado, dia 25, o Padre José Américo Alves. Familiares, amigos, padres, diáconos, religiosas, seminaristas e comunidades que ele trabalhou, em comunhão com toda a Diocese de Votuporanga, se reuniram para o momento de despedida e agradecimento pelo seu ministério e doação de vida. 

O velório aconteceu na Paróquia Santa Joana Princesa, de Votuporanga, tendo a primeira Missa no sábado, presidida pelo Padre Ademir Batista da Silva. O velório seguiu por toda a noite e no domingo, Padre Adão dos Reis da Silva presidiu a Missa das 7h30, enquanto Dom Moacir Aparecido de Freitas celebrou a Missa exequial às 10h. Em seguida, o velório continuou na Paróquia Imaculado Coração de Maria, de São José do Rio Preto, tendo a Santa Missa presidida pelo Padre Mario Ustaszwisk.

O sepultamento do Padre José Américo aconteceu no domingo, às 17h, no Cemitério da Ressurreição, na Vila Ercília, em São José do Rio Preto.

Nascido em São José do Rio Preto, em 11 de novembro de 1961, filho de Maria Teixeira e Agostinho Alves, era oriundo da Paróquia São Benedito, na Vila Ercília, onde seus pais atuavam como catequistas. Foi ordenado presbítero em 22 de novembro de 1989, pelas mãos de Dom José de Aquino Pereira, na então Diocese de São José do Rio Preto. Desde então, sua vida tornou-se oferta e ministério. Serviu primeiramente como pároco da Paróquia São José, no município de Adolfo, por três anos. Em 1994, assumiu a Paróquia Santa Joana Princesa, em Votuporanga, onde permaneceu por 24 anos, deixando marcas profundas na história e no coração do povo: construiu o templo de pedra, mas, sobretudo, edificou a Igreja viva, feita de fé, rostos e vínculos.

De janeiro de 2018 a setembro de 2025, foi pároco da Paróquia Santo Antônio, em Riolândia, onde viveu os últimos anos de seu ministério. Seu lema sacerdotal resumia o sentido de toda a sua vocação: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi...” (Jo 15,16). Homem de humildade e escuta, de sorriso largo e silêncio fecundo, ensinou que a presença de Deus se reconhece mais na ternura do que nas palavras.



Ultimas Matérias
Adoração Eucarística - 1ª Sexta-feira do mês
O que a Igreja celebrará no próximo dia 2 de novembro: Todos os Santos ou Fiéis Defuntos?
Audiência Geral com o Papa Leão XIV: “o amor gera diálogo e paz; a Igreja rejeita o antissemitismo”
Diocese de Votuporanga celebra 9 anos de instalação e posse do 1° bispo
Padre Gilmar completa 14 anos a frente da paróquia
Veja Mais