Catedral Nossa Senhora Aparecida Votuporanga-SP |
Há quatorze anos atrás, no dia 04 de setembro de 2009, o Diácono Lécio de Almeida Alves recebia o 1º grau do Sacramento da Ordem, sendo ordenado Diácono Permamente. Na mesma celebração, que fooi presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, então bispo de São José do Rio Preto, também foram ordenados diáconos 3 votuporanguenses: José Roberto de França (paróquia Santa Luzia), Nilton Leme do Prado (paróquia Santa Joana) e Valdimir Massao Okamoto (comunidade Santo Antonio/Santo Expedito), tendo Massao falecido em um acidente automobilístico em 2011 e o diácono José Roberto em 2021 vítima de COVID.
Os diáconos votuporanguenses fizeram parte da primeira turma da Escola Diaconal Santo Estevão, fruto de uma experiência nova para a diocese, onde estudaram por 5 anos. Da mesma turma foram ordenados mais 11 novos diáconos. Uma novidade também foi a ordenação de diáconos permanentes solteiros, entre eles Lécio e José Roberto.
Após a ordenação,o Diácono Lécio concilia os compromissos familiares e emprego com a vida religiosa, cumprindo inteiramente o real sentido da função "diácono", estando a serviço da comunidade, presidindo celebrações, distribuindo a comunhão e administrando os sacramentos do Batismo e Matrimônio, nunca medindo esforços para servir o povo de Deus, e o fazendo sempre com muita disposição e alegria, vivendo o amor de Cristo.
Segundo o diácono Lécio, "ser diácono é estar a serviço de Deus na liturgia, na palavra e na caridade". Já o diácono José Roberto afirma que "ser diácono é ser servidor do Reino a exemplo de Jesus".