Igreja celebra o Domingo da Palavra de Deus


22/01/2023 - 14:45
"A Palavra, quando penetra em nós, transforma o coração e a mente; muda-nos, levando a orientar a vida para o Senhor." - Papa Franci

Neste domingo (22), foi realizada a celebração do 4º Domingo da Palavra de DeusEste evento foi instituído pelo Papa Francisco há quase 4 anos e o lema escolhido para esta edição é "Nós vos anunciamos o que vimos" (1 Jo 1,3). 

O objetivo do 'Domingo da Palavra de Deus' é destacar a presença de Deus na vida da humanidade. Além da certeza que Ele está no caminho junto a cada um de nós, por meio de Sua Palavra.
A celebração ocorreu na Basílica de São Pedro, às 9h30, horário de Roma, e foi presidida pelo Papa Francisco. Na ocasião, Francisco levou aos presentes o Evangelho de Mateus com o intuito de reacender naqueles que creem a preocupação em conhecer a Sagrada Escritura.

Também neste dia, três pessoas receberam o ministério do Leitorado, e outras sete, o de Catequista. São todos leigos de países como Itália, Congo, Filipinas, México e País de Gales.

Ainda, por ocasião do Domingo da Palavra de Deus, é proposta a leitura da Constituição Dogmática Dei Verbum, que pode ser feita por meio dos cinco livretos da coletânea intitulada "Quaderni del Concilio" (Cadernos do Concílio), lançada em 8 de dezembro de 2022.

Reflexões e ensinamentos do Papa Francisco

Durante homilia, o Santo Padre abordou três importantes aspectos : a Palavra de Deus é para todos, a Palavra nos chama à conversão e a Palavra nos torna anunciadores.

"Este é o convite de Jesus: Deus aproximou-Se de ti, por isso dá-te conta da sua presença, dá espaço à sua Palavra e mudarás a perspetiva da tua vida. Por outras palavras: coloca a tua vida sob a Palavra de Deus. Este é o caminho que nos apontou a Igreja: todos, mesmo os Pastores da Igreja, estamos sob a autoridade da Palavra de Deus; não sob os nossos gostos, as nossas tendências e preferências, mas unicamente sob a Palavra de Deus que nos molda, converte e pede para permanecermos unidos na única Igreja de Cristo.", disse o Papa.

Francisco tece diferentes exemplos de como a Palavra nos chama à conversão a partir da forma com que afeta a nossa vida e, desta forma, devemos partilhá-la com nossos irmãos e irmãs.

"(...) a proximidade de Deus não é neutral, a sua presença não deixa as coisas como estão, não defende o não te rales. Pelo contrário, a sua Palavra mexe conosco, desinquieta-nos, incentiva-nos à mudança, à conversão: põe-nos em crise, porque é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes (...) e discerne os sentimentos e intenções do coração (Heb 4, 12).", explica o Santo Padre.

O Papa finalizou sua homilia agradecendo aos empenhados em disseminar a Palavra de Deus, lembrando das pastorais, dos leitores e catequistas.

"Irmãos, irmãs, quero concluir dizendo simplesmente obrigado a quem se esforça para que a Palavra de Deus volte a ser colocada no centro, partilhada e anunciada. Obrigado a quem a estuda e aprofunda a sua riqueza(...)", agradeceu o Pontífice.



Ultimas Matérias
Saiba um pouco mais sobre o Jubileu da Esperança
Missa de Abertura do Jubileu da Esperança será dia 29/12 às 9h na Catedral
Frei Gregório de Protásio Alves - o idealizador da construção da atual Catedral de Votuporanga.
Conheça o Decreto de Criação de nossa paróquia redigido em 22/12/1943
Párocos dos 81 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Veja Mais