Papa convida a rezar o rosário em outubro: em família e até pela internet


01/10/2020 - 12:17
O mês de outubro é tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora do Rosário; Papa pede que se reze o terço sobretudo neste mês

O mês de outubro, que começa nesta quinta-feira, 1, é tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora do Rosário. O Papa Francisco convida, então, a rezar o terço sobretudo neste mês, conforme disse na audiência geral desta quarta-feira, 30. 

“Sejam fiéis ao costume de rezar o rosário nas suas comunidades e, sobretudo, nas famílias. Meditando cada dia os mistérios da vida de Maria à luz da obra salvífica do seu Filho, faça com que ela participe das alegrias de vocês, das suas preocupações e dos momentos de felicidade.”, disse aos peregrinos poloneses na catequese de ontem, um convite extensivo a toda a Igreja.

Já em maio, mês dedicado à Virgem Maria, o Pontífice convidou a rezar o rosário para ajudar a superar a crise da Covid-19. “Contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, rezando o rosário”, disse o Papa, “nos tornará mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar essa provação”. O convite foi para voltar “a descobrir a beleza de rezar o terço em casa”, em família ou individualmente: “seja como for, há um segredo para o bem fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”, encorajou o Pontífice.

Site, App e pulseira inteligente para rezar

Os portais oficiais do Vaticano, como o www.vatican.va, oferecem esse percurso indicado por Francisco. Mas ainda dá para seguir a Rede Mundial de Oração do Papa, com o aplicativo Click To Pray eRosary, em língua portuguesa, com vídeos e áudios que ajudam a rezar o terço; ou, enfim, a própria pulseira inteligente e interativa pensada aos jovens que permite acessar, através do mesmo App gratuito Click to Pray eRosary, o rosário tradicional ou aqueles temáticos que são atualizados anualmente. O bracelete, lançado há um ano e disponível na Amazon da Itália, é ativado fazendo o sinal da cruz e constituído por dez contas de ágata e hematita e por um crucifixo – o dispositivo inteligente.

A oração que sempre acompanha o Papa

Em 7 de outubro de 2016, por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, Francisco confidenciou o quanto o rosário é uma oração querida por ele, que sempre o acompanha: “é a oração dos simples e dos santos… é a oração do meu coração”.

É também a oração mais querida ao coração de Maria, é a devoção mariana por excelência e a mais popular, divulgada por São Domingos de Gusmão justamente a pedido da Santíssima Virgem Maria. É um convite à meditação dos Mistérios de Cristo, que guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressureição do Filho de Deus.

O Rosário de Nossa Senhora

O nome “rosário” diz que se deve a um relato popular de um monge cisterciense, que se comprazia a rezar 50 ‘Ave-Marias’, que saiam de seus lábios como rosas que iam aos céus e se depositavam na cabeça a Santíssima Virgem. Terço, como diz o nome, é a terça parte do rosário, que consiste em 50 ‘Ave-Marias’ intercaladas por 10 ‘Pai-Nossos’.

O Papa São Pio V (1566-1572) deu ao rosário o formato de hoje, tanto a quantidade de orações quanto aos mistérios da vida de Jesus que meditamos. Ele atribuiu à eficácia do rosário a vitória naval de Lepanto que, em 7 de outubro de 1571, salvou a cristandade ocidental de grande perigo.

 



Ultimas Matérias
A coroa do Advento e seu significado
Inscrições abertas para a Catequese Batismal
Ministério da Acolhida da Catedral celebra Festa de Santo André, símbolo de acolhimento
Catedral acolheu encontro dos membros do Apostolado da Oração
Em última reunião do CPP de 2025, Padre Gilmar agradeceu aos coordenadores pela vida e ministério partilhados na comunidade
Veja Mais