Seminarista Murilo será ordenado diácono no dia 27/07


22/06/2018 - 10:00

 

O Seminarista Murilo de Souza da Silveira será ordenado Diácono Transitório da Igreja Católica no próximo dia 27 de julho pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Moacir Aparecido de Freitas, bispo diocesano. A celebração será realizada na Sé Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga e terá início às 19h30.

Natural de Cosmorama, Murilo realiza estágio pastoral em uma paróquia de Votuporanga pelo quinto ano consecutivo, sendo que neste ano ele está atuando na Paróquia Santa Joana Princesa. Em 2014, ele atuou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e em 2015, 2016 e 2017 na Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima.

O diaconato é  uma vocação ministerial para o serviço, seu nome vem do termo ‘diaconia’ que significa serviço. O ministério diaconal possui três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia. 

Os diáconos podem ser transitórios ou permanentes. O diaconato transitório é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os diáconos transitórios permanecem por um período específico até completar sua formação e serem ordenados sacerdotes. O diácono permanente é a expressão do ministério ordenado colocado o mais próximo possível da realidade laical e do protagonismo dos leigos.

Os diáconos realizam atividades essenciais para a vida da Igreja. Eles podem administrar sacramentos (Batismo, Matrimônio e Eucaristia) e colaborar nas funções litúrgicas, como servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar os fiéis para o abraço da paz e fazer a despedida da missa.  

Murilo nasceu no dia 22 de junho de 1991 na cidade de Mirassol, filho de Adão Rodrigues da Silveira e Elisete Lourdes Gomes de Souza da Silveira, mas viveu sua infância e juventude em Cosmorama. Ele foi batizado em 15 de setembro de 1991 e crismado em 13 de novembro de 2011, ambos os sacramentos recebidos em Cosmorama. Ele estudou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Ana Maria Segura de Cosmorama e o Ensino Médio na Escola Estadual Álvaro Duarte de Almeida, na mesma cidade. Sentindo o chamado de Deus, Murilo entrou para o Seminário Propedêutico em 2010 e para o Seminário Maior em 2011. Ele cursou Filosofia entre os anos de 2011 e 2013 e Teologia de 2014 a 2017 no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus em Rio Preto.

O Seminarista fez estágio pastoral nas seguintes paróquias: Santo Antônio de Cosmorama em 2011, Nossa Senhora do Rosário em São José do Rio Preto em 2013, Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga em 2014, Nossa Senhora de Fátima e São Benedito de Votuporanga em 2015, 2016 e 2017 e Santa Joana Princesa em 2018. No ano de 2012, ele atuou junto a Pastoral Carcerária Diocesana. No dia 17 de dezembro de 2017, ele recebeu os Ministérios do Acolitato e Leitorato em celebração presidida por Dom Moacir na Paróquia Santo Antonio de Pádua de Cosmorama. A data da sua ordenação presbiteral ainda não foi definida.

Em nossa paróquia, com a orientação do Padre Gilmar Margotto, Murilo auxiliou os trabalhos em diversas pastorais e movimentos, sendo muito prestativo e humilde, criando muitas amizades e deixando saudades. Como destaque, ele reorganizou a Pastoral dos Coroinhas, junto com a paroquiana Maria Odete. Rezemos pelo seminarista Murilo para que Deus fortaleça a cada dia sua vocação.

 



Ultimas Matérias
Dia dos Fiéis Defuntos
Solenidade de Todos os Santos
A três meses da JMJ 2019, jovens falam sobre expectativas e preparativos
Sínodo debate sobre como desenvolver uma pastoral juvenil na internet
Sínodo dos Bispos: devemos pedir perdão aos jovens
Veja Mais