Ordem Franciscana celebrou Ceia Judaica


27/03/2018 - 22:48

A Ordem Franciscana Secular, Fraternidade de Votuporanga, realizou no último sábado, 24, no Centro de Eventos da Catedral, a Ceia Judaico-Cristã, com a presença de 53 irmãos e irmãs. A saída do povo hebreu do Egito, narrada em Êxodo, o vinho, as ervas amargas, o pão ázimo, as orações e invocações e a partilha do cordeiro, fizeram da Ceia a antecipação memorial da Semana Santa

Essa Ceia é a reprodução da mesma que era feita pelas famílias no tempo de Jesus para fazer memória do Êxodo e da libertação dos judeus do Egito.

É uma celebração carregada  de simbolismos: as ervas amargas e a raiz lembram a amargura da escravidão. A pasta vermelha, o barro e os tijolos que os judeus tiveram que carregar para fazer as construções do Faraó. A água com sal, as lágrimas derramadas durante a escravidão. E o principal alimento, o cordeiro assado, sacrificado na Páscoa (Passagem).



Ultimas Matérias
Participe da Novena da Padroeira entre os dias 03 e 11 de outubro
Semana Nacional da Vida terá como tema “Cuidar de si, do próximo e da casa comum”
Leão XIV: tornar-se pequeno, segundo o Evangelho, para intuir e servir os sonhos de Deus
Educar na fé é plantar a palavra da vida para que dê frutos, afirma Papa
Adoração Eucarística - 1ª Sexta-feira do mês
Veja Mais