Ordem Franciscana completa 30 anos de atuação em Votuporanga


04/10/2019 - 07:37

Neste dia 04 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, a Ordem Franciscana Secular (OFS) completa 30 anos de atuação em Votuporanga. Há 30 anos atrás, em celebração presidida pelo Padre Nino Carta foi eregida canônicamente a Fraternidade do Coração de Maria e na oportunidade professaram a regra da OFS os primeiros franciscanos seculares de nossa cidade. Atualmente a OFS conta com 78 membros que atuam nas paróquias de Votuporanga.

No ano de 1221, portanto há quase 800 anos, São Francisco criou a Terceira Ordem, destinada aos leigos (casados e solteiros) que queriam segui-lo na sua proposta de vida. Atualmente, após a aprovação da Regra e Vida pelo Papa Paulo VI, passou a ser denominada de “Ordem Franciscana Secular”, justamente para dar a identidade de seculares, e não religiosos, aos seus membros. Por serem seculares (inseridos no mundo), os franciscanos leigos vivem o carisma e a espiritualidade franciscanas na família, no trabalho, na política, na sociedade e, claro, na Igreja. 

A vivência como irmãos e irmãs, objetivo maior, é feita através das Fraternidades, formadas pelos professos, ou seja, por aquelas pessoas que, após um período de estudo e convivência, fizeram a profissão solene (votos) perante a Igreja. 

Em Votuporanga a Fraternidade do Coração de Maria tem 78 membros. A Fraternidade é conduzida por um Conselho, eleito a cada 3 anos. A Ministra atual é Terezinha dos Reis Santos e tem a Assistência Espiritual da Irmã Claudenice Aparecida Sabadin. 

Canonicamente a Fraternidade de Votuporanga está vinculada à Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No entanto, dentre os seus membros há irmãos e irmãs de todas as Paróquias da cidade. No Estado de São Paulo há 84 Fraternidades.



Ultimas Matérias
Homilia do Papa Francisco na canonização de Irmã Dulce e outros beatos
Conheça os 5 novos santos da Igreja Católica
Irmã Dulce dos Pobres foi canonizada pelo Papa Francisco
Catedral celebrará Dia da Padroeira
43 anos de falecimento do Frei Arnaldo
Veja Mais