No próximo sábado, Votuporanga acolherá o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovani D’Aniello que concelebrará a Missa de Instalação da Diocese de Votuporanga e a posse do primeiro bispo, Dom Moacir Aparecido de Freitas. Esta será a segunda vez que um Núncio Apostólico visita nossa cidade, a primeira foi em 15 de agosto de 1960 por ocasião da criação da diocese de Jales, Dom Armando Lombardi, então Núncio Apostólico no Brasi, fez uma breve visita a nossa paróquia. Nesta visita, Dom Armando afirmou, que a Nunciatura desejava que fosse criada também a diocese de Votuporanga. Esse desejo só se tornou realidade 56 anos depois.
O núncio apostólico ou núncio papal é um representante diplomático permanente que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados (e perante algumas organizações internacionais) e perante a Igreja local. Costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Normalmente reside na nunciatura apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada.
Nos casos em que não existam relações diplomáticas com as autoridades de um Estado, o representante da Santa Sé perante a Igreja local recebe o nome de delegado apostólico.
Desde 10 de fevereiro de 2012, o Núncio Apostólico no Brasil é o arcebispo italiano Dom Giovani D’ Aniello. Nascido na cidade italiana de Aversa em 1955, Dom Giovani foi ordenado sacerdote em 1978 e bispo em 1992. Seu lema episcopal é “Humildade e Caridade”. Dom Giovani também é doutor em Direito Canônico. Tendo ingressado no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, ele desempenhou atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado no Vaticano. Em 2001, Dom Giovani foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo e em 2010 foi transferido como Núncio na Tailândia e Camboja. Em 10 de fevereiro de 2012, foi nomeado Núncio Apostólico no Brasil pelo Papa Bento XVI.
Em agosto de 2010, o pedido de criação da Diocese de Votuporanga foi protocolado junto à Nunciatura em Brasília e acolhido pelo então núncio, Dom Lorenzo Baldisseri, hoje cardeal da Igreja e Secretário-Geral para o Sínodo dos Bispos.