Agosto: mês das vocações


01/08/2025 - 14:20

Agosto é tempo de escutar o chamado de Deus

Em cada coração, Deus semeia um sonho. Um chamado silencioso, profundo, que pulsa na alma e convida à entrega, ao amor e à missão.

A Igreja no Brasil vive, neste mês de agosto, um tempo especial de oração, reflexão e compromisso com as vocações. É o Mês Vocacional, em que recordamos que todos somos chamados a servir, cada um a seu modo: na entrega total do sacerdócio, na beleza do amor conjugal, na radicalidade da vida religiosa ou no testemunho cotidiano dos leigos e leigas que fazem do mundo seu campo de missão.

A cada domingo, seremos convidados a contemplar mais de perto uma dessas vocações:

1º domingo: é comemorado o dia do padre.
2º domingo: dia dos pais (celebra-se o dia daqueles chamados a vida matrimonial, logo a gerarem novas vidas para Deus, aqueles que são chamados a serem co criadores de Deus)
3º domingo: em virtude da comemoração da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, é destacada a vocação religiosa feminina e masculina
4º domingo: o apostolado leigo, e os catequistas.
O catequista é sempre comemorado no último domingo do mês, portanto quando no mês tem 5 domingos ele é transferido para este.

Vocação, em sentido mais preciso, é um chamamento, uma convocação vinda diretamente sobre mim, endereçada à minha pessoa, a partir da pessoa de Jesus Cristo, convocando-me a uma ligação toda própria e única com Ele, a segui-lo. (cf. Mc 2, 14). Vocação, portanto, significa que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Jesus Cristo, a quem seguimos com total empenho, como afirma São Paulo na Carta aos Romanos: “Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus.” (Rom 1, 1)

Vocação é chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Nem a percepção do chamado, nem a resposta a ele são tão fáceis e tão “naturais”. Exigem afinação ao divino e elaboração de si mesmo, sem as quais não há vocação verdadeira e real.

Reze conosco e permita-se também mergulhar no mistério da sua vocação. Talvez seja neste mês que você ouvirá com mais clareza o que Deus sonhou para você; “Senhor, o que queres de mim?”



Ultimas Matérias
Mês Vocacional traz apelos à escuta, discernimento e compromisso com o chamado de Deus
Dia do Diácono - 10 de agosto
Dia do Padre: 04 de agosto
Adoração ao Santíssimo Sacramento na 1ª sexta-feira do mês
Padre Luiz Marton completou 41 anos de vida sacerdotal
Veja Mais