Catedral Nossa Senhora Aparecida Votuporanga-SP |
Na manhã do último domingo, 25/08, durante a Santa Missa das 10h na Catedral de Votuporanga celebramos o Dia do Catequista, rendendo graças a Deus pela vida, vocação e missão de cada um dos Catequistas de nossa comunidade. A Santa Missa, presidida pelo Padre Gilmar Margotto contou com a presença dos catequistas da Catedral. A celebração diocesana do Dia do Catequista havia sido celebrada no domingo anterior, com a presença dos catequistas da Diocese de Votuporanga em encontro na Paróquia Santa Luzia de Votuporanga.
Ser catequista é ser capaz de ler a presença de Deus nas atividades humanas, é viver a experiência de descobrir o rosto de Deus, também nas realidades do mundo. É olhar o mundo com os mesmos olhos com que Jesus contemplava o povo de sua época.
Ser catequista é ser uma pessoa de espiritualidade e santidade. É colocar-se na escola do Mestre Jesus e fazer com Ele uma profunda experiência de vida e de fé. Ser catequista é vocação e missão. É um dom de Deus, mas que requer nossa resposta e nosso compromisso. É óbvio e nem se discute, então, que é necessário preparar-se continuamente, formar-se, para ser competente e dar testemunho.
O catequista é uma pessoa que busca constantemente cultivar sua formação. Somos eternos discípulos da vida e da fé. Ser catequista é ser pessoa de comunicação, capaz de boas relações entre as pessoas, para construir comunhão.
Que Deus continue abençoando e cumulando de graças nossos catequistas!