Papa criou diocese de Jaú/SP


05/07/2024 - 13:54

O Papa Francisco erigiu uma nova diocese no Brasil: a de Jaú, em São Paulo. Juntamente com a decisão, o Pontífice nomeou Dom Francisco Carlos da Silva, atual bispo de Lins (SP), o primeiro bispo da nova Igreja Particular. Agora, Brasil passa a ter 280 circunscrições eclesiásticas, sendo 220 dioceses.

A diocese de Jaú está localizada em um território desmembrado da Diocese de São Carlos, tornando-se sufragânea da Arquidiocese Metropolitana de Campinas.

Formam o território da nova Diocese de Jaú os seguintes municípios: Jaú-SP, Bariri-SP, Barra Bonita-SP, Bocaina-SP, Borborema-SP, Brotas-SP, Dois Córregos-SP, Ibitinga-SP, Itaju-SP, Itápolis-SP, Itapuí-SP, Mineiros do Tietê-SP, Nova Europa-SP, Tabatinga-SP, Torrinha-SP.

Primeiro bispo diocesano de Jaú

Nascido aos 30 de setembro de 1955, em Tabatinga (SP), Dom Francisco Carlos foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1982. Em 19 de setembro de 2007, foi nomeado bispo de Ituiutaba (MG), recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de novembro daquele ano.

Nesse período, foi suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da então Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Em 30 de setembro de 2015, Dom Francisco foi nomeado bispo de Lins em São Paulo. A posse como 8º bispo diocesano de Lins foi realizada no dia 27 de novembro de 2015.

Saudação da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destacou a grande alegria com a notícia da criação da nova diocese. “O Papa Francisco demonstra seu carinho e sua atenção para com o povo brasileiro, robustecendo a presença dos pastores no cuidado de seus fiéis, o Povo Santo de Deus”, escreveu a presidência.

Uma saudação também foi feita a Dom Francisco. Os bispos a frente da conferência desejaram ao bispo “muita luz para guiar o seu rebanho”. “Que o Espírito Santo o conduza no caminho que o Senhor deseja para uma Igreja Sinodal e Peregrina de Esperança”, complementaram.



Ultimas Matérias
Jogos Olímpicos 2024 se aproximam e Papa insiste em pedido pela paz
Catequese Batismal de Pais e Padrinhos será dia 04/08
Catedral celebrará Missa pelos Enfermos com a Sagrada Unção no dia 24 de julho
Diocese de Votuporanga completa 8 anos de criação
Os novos Padres da Diocese de Votuporanga
Veja Mais