Papa batiza 16 crianças e diz: Batismo é a "data de nascimento espiritual"


07/01/2024 - 18:44

Neste domingo, 7, o Papa Francisco presidiu a celebração da Festa do Batismo do Senhor, comemorada no Vaticano e em outros países nesse dia (no Brasil, ela será celebrada nesta segunda-feira, 8). Durante a Missa, o Pontífice também batizou 16 crianças, filhos de funcionários do Vaticano, na Capela Sistina.

Em sua homilia, o Santo Padre pontuou o protagonismo dos pequenos que receberam o sacramento. “É a festa delas e elas receberão o mais belo presente: o dom da fé, o dom do Senhor”, declarou.

Francisco complementou, indicando que as crianças, ao serem batizadas, dariam o testemunho de como a fé deve ser recebida: com inocência e abertura de coração. Voltando-se para os pais e padrinhos, ele pediu que, com o exemplo de suas vidas, se façam presentes na vida das crianças e as ajudem a crescer e se desenvolver, a fim de contribuir para que a fé cresça nelas.

Na sequência, o Papa prosseguiu com o rito do Batismo. Por fim, antes da bênção final, ele fez outro pedido: que os pais recordem as crianças da data em que receberam este sacramento, porque é “a data de nascimento espiritual”. “É como um aniversário, é a data em que receberam a graça do Senhor e se tornaram cristãos”, prosseguiu, reforçando que transmitam isso aos pequenos para que possam celebrar este dia todos os anos.

Como surgiu o costume

A tradição de batizar os filhos de funcionários do Vaticano foi iniciado em 1981, pelo então Papa João Paulo II. A partir de 1983, a celebração do rito passou a acontecer na Capela Sistina, onde é realizado todos os anos até os dias atuais.



Ultimas Matérias
Saiba um pouco mais sobre o Jubileu da Esperança
Missa de Abertura do Jubileu da Esperança será dia 29/12 às 9h na Catedral
Frei Gregório de Protásio Alves - o idealizador da construção da atual Catedral de Votuporanga.
Conheça o Decreto de Criação de nossa paróquia redigido em 22/12/1943
Párocos dos 81 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Veja Mais