![]() | Catedral Nossa Senhora Aparecida Votuporanga-SP |
O 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE) reuniu mais de 300 participantes em João Pessoa, na Paraíba. O evento foi realizado de 11 a 17 de julho, com a presença de seminaristas de 137 Dioceses do Brasil e seis congregações religiosas. A realização celebra o Ano Jubilar Missionário e é uma iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).
Com o tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8), o seminarista Ancelmo José Lio, que realizou estágio pastoral em nossa paróquia em 2018, representou a Diocese e a província eclesiásticas RP II, juntamente com os seminaristas Pedro Henrique Bueno, da Diocese de São José do Rio Preto e Luís Henrique Oliveira, da Diocese de Catanduva. Ancelmo, que está cursando o 3º ano de Teologia (etapa da Configuração), atualmente exerce a função de coordenador do COMISE de Votuporanga e secretário provincial do RP II.
A programação do Congresso envolveu conferências, painéis temáticos, testemunhos missionários, oficinas, celebrações litúrgicas, passeio histórico-cultural, apresentações culturais e concluiu-se com uma ação missionária em diversas comunidades da Paraíba. O seminarista Ancelmo pôde conhecer a realidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Conde. A proposta da programação organizou-se na temática do reencontro, da contemplação, do discernimento, do agir e do envio do discípulo missionário.
Em relação ao congresso, o seminarista destaca que a oportunidade foi reflexão e aprofundamento na dimensão missionária. “A Igreja é missão e não somos discípulos sem assumirmos a missionariedade que já existe em nós. Ao mesmo tempo, o impulso missionário reflete a nossa própria fé, pois Jesus Cristo nos convida ao anúncio, à evangelização. Logo, somos continuadores da missão de Jesus. Porém, torna-se fundamental a intimidade com o Cristo, pois ele é o centro, enquanto o Espírito Santo é o condutor.”
Entre os conferencistas, o Congresso contou com a presença do Pe. Dinh Nhue Nguyen OFMConv, secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma; Ir. Regina da Costa Pedro PIME, superiora provincial das Irmãs da Imaculada; Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano, também marcou sua participação no Congresso, enviando um vídeo de estímulo aos seus participantes e destacando a oportunidade de aprofundamento da temática da missão ad gentes. Ao final do encontro, os seminaristas aprovaram e celebraram a Carta-Compromisso, que reflete as discussões realizadas ao longo da semana e assume o compromisso de viver “uma conversão pessoal, pastoral e estrutural que desperte maior consciência missionária”.