Ver Jesus


25/03/2015 - 19:34
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Guarabira (PB)

A quaresma está passando e a Semana Santa está chegando. Vivencie bem estes últimos dias da quaresma. Não deixe passar em vão este tempo especial da graça de Deus. Veja o caminho para aquele que deseja ver Jesus. É o caminho da cruz, da obediência a Deus, da semente lançada à terra, que não fica só, e, morrendo, gera vida e produz muito fruto. É chegada a hora de Jesus. A “hora” da glorificação do Pai pela fidelidade do Filho até o fim, “elevado” na cruz. Jesus se lança ao Plano do Pai e realiza sua vontade. )

É necessário que Jesus, grão de trigo que se faz Eucaristia, morra e dê fruto – e este fruto é toda a humanidade, aqueles que nele acreditarão e nele terão a vida eterna: "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz fruto". Jesus entregará ao Pai a sua vida para frutificar em salvação para nós, para que possamos vê-lo, contemplá-lo e experimentá-lo como nossa Luz e nossa Vida. )

Quem quiser ver Jesus e estar com Ele onde Ele está, isto é, no Pai, terá que acompanhá-lo. Aceitar ser semente lançada à terra. Os gregos pediram: “Queremos ver Jesus”! Este pedido é nosso também. É nosso anseio reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo (DAp 244). O segredo nosso é seguir Cristo. Acompanhá-Lo de perto, viver com Ele, identificar-se com Ele e não colocar obstáculos à graça, não tardar em afirmar que nos revestimos de Nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 13,14). )

Aqueles gregos representam inúmeras pessoas que também hoje querem ver Jesus, necessitam dele, mas não conseguem chegar até ele. Os discípulos de hoje devem ajudar as pessoas a encontrar Jesus. Para tanto, é preciso ter um coração missionário, ser uma comunidade missionária; ir ao encontro dos que estão fora da comunidade ou dos que mais sofrem para compartilhar com eles a “alegria do Evangelho”. Entretanto, não basta “ver” Jesus. É preciso acolher a sua palavra que nos convida a ser também o “grão de trigo” que se consome em favor dos irmãos, para produzir muitos frutos. Quando nos tornamos o “grão de trigo”, glorificamos a Deus na vida. )

Jesus Cristo lembra a todos: “quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim” (Jo 12,32), se vós Me puserdes no cume de todas as atividades da terra, cumprindo o dever de cada momento, sendo Meu testemunho naquilo que parece grande e naquilo que parece pequeno, tudo atrairei a Mim. Cada cristão seguindo Cristo há de ser uma bandeira hasteada, uma luz colocada no candeeiro: bem unido pela oração e mortificação à Cruz, em cada momento da vida, há de manifestar aos homens o amor salvador de Deus Pai. )

Os gregos quiseram ver Jesus! Encontraram Filipe e André que os conduziram ao Mestre. Tendo-O encontrado e acreditado n´Ele, Filipe e André guiam outras pessoas para verem Jesus. É a vocação de todos os que queiram seguir a Cristo. Tendo visto Jesus, tendo feito a experiência de Deus em sua vida, tendo se transformado em semente lançada à terra, os cristãos são chamados a conduzirem outras pessoas a Jesus para O verem, para O seguirem, para viverem de Sua vida. Vendo Jesus nos cristãos, essas pessoas também crerão e terão vida em abundância. )

No próximo domingo, estaremos iniciando a Semana Santa, com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Participe das principais celebrações da Semana Santa. Lembre-se de que estaremos realizando, em todo o Brasil, no Domingo de Ramos, a coleta da Campanha da Fraternidade: “Eu vim para servir”.


Ultimas Matérias
Missas de Corpus Christi na Catedral serão às 9h e 18h
Participe da Novena de Pentecostes de 10 a 18/05 na Catedral de Votuporanga
Catequese Batismal de Pais e Padrinhos será dia 02/06
“A esperança não decepciona”, é o título da bula de proclamação do Jubileu de 2025 entregue às Igrejas dos 5 continentes
Papa Francisco, envia por meio da Esmolaria Apostólica, 100 mil euros para os atingidos pelas enchentes no RS
Veja Mais