Conheça as dimensões do Dízimo


30/07/2023 - 16:10

O dízimo para a Igreja é um gesto de gratidão a Deus por tantos benefícios recebidos. A contribuição do dízimo nasce do coração sensível. O dízimo é um ato de amor a Deus e aos irmãos. É uma resposta de fé e de corresponsabilidade na obra da evangelização.

Dimensões do Dízimo

As dimensões do dízimo são os elementos constitutivos do próprio dízimo, a sua essência, e sua razão de ser. O documento da CNBB nº106 nos fala de quatro dimensões: religiosa, caritativa, eclesial e missionária.

Dimensão religiosa é a relação que o dízimo estabelece entre a criatura e o Criador. É um ato de reconhecimento, de gratidão para com Deus, um gesto de amor e de fidelidade ao doador de todos os bens. Por isto, afirmamos que o dízimo nos coloca no coração de Deus.

Dimensão eclesial, significa que o dízimo expressa a nossa pertença à igreja. A igreja é a família dos filhos de Deus. Nela fomos inseridos pelo batismo. A igreja nos pertence, nós fazemos parte da igreja, especificamente da comunidade da qual participamos e onde vivemos a nossa fé.

A dimensão caritativa nos lembra que todo cristão é chamado a viver o amor para com os irmãos, amor que se expressa também através de gestos de partilha. O dízimo é partilha dos dons e dos bens.

A dimensão missionária significa que através do dízimo, o cristão participa da ação evangelizadora da igreja. A evangelização é dever de todo cristão e a contribuição do dízimo ajuda a igreja a realizar a sua missão.



Ultimas Matérias
Encontros do Grupo de Jovens da Catedral começarão no domingo, dia 18/02
Inscrições abertas para as turmas de Catequese
Confira 15 dias para viver bem a Quaresma
Mutirão de Confissões na Catedral será dia 22/03
Retiro Quaresmal da Catedral será dia 10/03
Veja Mais