Jubileu de 2025: em movimento a máquina organizativa vaticana


06/04/2022 - 19:42
dimensão espiritual e o conteúdo dos diversos eventos estão sendo estudados de acordo com as indicações do Papa

Um caminho rico de conteúdos que todas as Igrejas ao redor do mundo podem fazer juntas". Esta é a prioridade para o Jubileu de 2025, segundo o arcebispo dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dicastério vaticano designado pelo Papa para organizar o evento. A diretriz", disse em uma entrevista a Telepace, "é evitar que o evento seja vivenciado como algo que acontece a cada 25 anos".

Primeira reunião

A primeira reunião da comissão de pastoral foi realizada nesta segunda-feira na presença de representantes da Cúria Romana, da Conferência Episcopal Italiana e de muitas outras realidades eclesiais. Juntos", explicou, "começaremos a ver como dar substância ao Jubileu não somente do ponto de vista espiritual, mas também em termos da composição e temas dos eventos, de acordo com as indicações contidas na carta que o Papa Francisco me dirigiu nos últimos meses.

Encontros programados

Uma reunião da Comissão de Cultura está agendada para os próximos dias com o objetivo de entender como combinar a experiência espiritual com a cultural. "Gostaríamos que a cidade de Roma pudesse oferecer todas as riquezas históricas, artísticas, musicais e arquitetônicas que possui também para este Jubileu". Um horizonte decorrente de experiências jubilares anteriores que destacaram uma estreita ligação entre a dimensão da peregrinação e do turismo. "Na história das peregrinações, as pessoas sempre demonstraram uma curiosidade de conhecer e compreender a cultura local, voltando para casa com uma riqueza incrível".

Aliança com a mídia

Uma preciosa indicação para a máquina organizativa da Santa Sé que agora tomou forma. A estrutura", explicou Fisichella, "também inclui um comitê técnico, uma comissão ecumênica e uma comissão para a comunicação, que se reunirá em breve". A aliança com a mídia também é de fundamental importância, ressalta o prelado. "Sobre a mesa está a necessidade de esclarecer não apenas como transmitir os compromissos, mas sobretudo quais são as formas mais atualizadas para envolver os peregrinos".

O logotipo

Finalmente, dom Fisichella anunciou que o logotipo do Jubileu será mais ou menos conhecido no final de maio. 20 de maio, na verdade, é o prazo final para a competição internacional recentemente lançada para reunir os vários projetos. E parece que numerosos projetos estão chegando de diferentes partes do mundo. "Os primeiros vieram da África, um sinal do grande interesse do continente".



Ultimas Matérias
Catedral celebrará Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 29 de maio a 05 de junho
Laudato Si: Encíclica do Papa Francisco completa 7 anos de publicação
Conheça a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Diocese celebrará Missa pelo 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Catedral está realizando Semana de Iniciação à Vida Cristã
Veja Mais