Igreja inicia tempo da Quaresma: jejum, oração e esmola


03/03/2022 - 07:27
Quaresma é tempo de recolhimento e oração em preparação para a Páscoa

A Igreja Católica iniciou na Quarta-Feira de Cinzas, 2, o período da Quaresma. Este é um tempo litúrgico em que os fiéis se preparam para celebrar a Páscoa de Cristo Jesus. Momento único e importante da fé cristã. 

Pelo twitter, o Papa Francisco recordou o início do período quaresmal. “Hoje entramos no tempo da Quaresma. Nossa oração e jejum serão uma súplica pela paz na Ucrânia, recordando que a paz no mundo inicia sempre com nossa conversão pessoal, no seguimento de Cristo”, afirmou.

Marcado pelo tripé jejum, oração e esmola, o período da Quaresma tem duração de quarenta dias. Este tempo litúrgico faz referências aos quarenta dias que Jesus ficou em jejum no deserto e depois foi tentado pelo demônio. O número quarenta também representa um valor simbólico nas Sagradas Escrituras. Alguns exemplos: por 40 dias e 40 noites, Deus fez cair o dilúvio sobre a terra. Por 40 anos, o povo de Israel se fez peregrino pelo deserto sinaítico até entrar na Terra Prometida. 

Exercícios penitenciais

A penitência é definida pelo Catecismo como uma reorientação radical da vida por inteiro, um regresso, uma conversão a Deus de todo o coração, que comporta uma ruptura com o pecado, uma aversão ao mal, com repugnância pelas más ações cometidas, e que implica, simultaneamente, o desejo e o propósito de mudar de vida, com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda da sua graça (cf. CIC 1431).

Já a esmola é a oportunidade de combater o egoísmo, ir ao encontro do irmão não só materialmente mas também espiritualmente. E a oração unir-se a Jesus, Aquele que leva vida nova.

O jejum, esmola e oração quando bem-vindos se tornam características cotidianas da nossa vida cristã que nos conduzem ao céu.

Fonte: Canção Nova



Ultimas Matérias
Catedral celebrará Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 29 de maio a 05 de junho
Laudato Si: Encíclica do Papa Francisco completa 7 anos de publicação
Conheça a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Diocese celebrará Missa pelo 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Catedral está realizando Semana de Iniciação à Vida Cristã
Veja Mais