Padre Gilmar Margotto completará 27 anos de vida sacerdotal


10/01/2022 - 18:21

No dia 27 de janeiro, o Padre Gilmar Antonio Fernandes Margotto, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida comemora 27 anos de ordenação sacerdotal. Nascido em Votuporanga, no dia 02 de julho de 1970, desde sua infância e juventude se interessou pela Igreja e trabalhos pastorais da comunidade, participando da Catequese, Congregação Mariana e Pastoral da Juventude. Em 1988, aos 17 anos, padre Gilmar aceitou o chamado de Deus e ingressou no Seminário Diocesano em São José do Rio Preto.

Em Rio Preto, ele cursou Filosofia e Teologia pela Faculdade Sagrado Coração de Jesus entre os anos de 1988 e 1994. Foi ordenado diácono no dia 13 de maio de 1994 e recebeu a ordenação Presbiteral no dia 27 de janeiro de 1995, por imposição das mãos de Dom José de Aquino Pereira, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga.

Menos de um mês após a sua ordenação presbiteral, foi nomeado pároco da recém criada Paróquia Senhor Bom Jesus de Votuporanga. Durante mais de 16 anos, o padre Gilmar esteve a frente da Paróquia Senhor Bom Jesus, enfrentando as dificuldades iniciais como os poucos recursos financeiros, falta de espaço para reuniões, catequeses e encontros, mas com a ajuda da caminhada, com quem manteve um laço forte de amizade e fidelidade, todas as dificuldades foram vencidas. Neste período em que ficou a frente da paróquia Senhor Bom Jesus, destaca-se a construção da nova Igreja e do Centro de Pastoral, criação de movimentos e pastorais, formação de lideranças, dinamização das atividades e trabalho com a juventude.

Padre Gilmar também é formado em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).  Juntamente com os padres Edemur José Alves (falecido em 2011) e Carlos Rodrigues dos Santos, ele formou a Comissão Diocesana de Estudos para a criação da Diocese de Votuporanga. 

Em setembro de 2011, após o falecimento do padre Edemur José Alves, de quem era muito amigo, foi convidado pelo bispo diocesano a assumir a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em meio a dor em deixar sua comunidade tão amada e o entusiasmo em assumir um novo desafio que a Igreja o confiava, ele aceitou o convite do bispo, tomando posse no dia 26 de outubro de 2011.

Ao longo destes anos, ele cativou os paroquianos com sua dedicação e amor pelo povo de Deus. Entre os destaques de seu trabalho estão a reorganização territorial, celebração de missas em todos os dias da semana, reforma do Salão, da Secretaria Paroquial e das sacristias, construção do Centro de Eventos e implantação do sistema de transmissão de missas via internet.
Ele também foi um dos responsáveis pela implantação da Diocese de Votuporanga, com participação na Comissão de Criação, desde 2010. Após a instalação, em 2016, tornou-se Cura da Catedral e padre assessor da Pastoral da Comunicação.



Ultimas Matérias
Papa: com o novo ano os problemas não desaparecem, mas Deus está conosco
Diácono Alan Miatello será ordenado sacerdote no dia 28 de janeiro na Catedral
A oração abre o céu, disse o Papa Francisco no Angelus
Papa batiza 16 crianças - alma descalça para receber a força de Jesus
Papa ao Dia Mundial das Missões: a identidade da Igreja é evangelizar
Veja Mais