Papa Francisco inclui três invocações marianas na Ladainha de Nossa Senhora


22/06/2020 - 18:34

Papa Francisco incluiu três novas invocações à Ladainha de Nossa Senhora: “Mater misericordiae” (Mãe de Misericórdia), “Mater spei” (Mãe da esperança) e “Solacium migrantium” (Conforto dos migrantes).

A decisão do Pontífice foi anunciada neste sábado, 20, memória do Imaculado Coração de Maria, por meio de uma carta do Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, e dos Secretário-geral desse dicastério, Dom Arhur Roche, dirigida aos presidentes das conferências episcopais de todo o mundo.

“Inúmeros são os títulos e invocações que a piedade cristã, ao longo dos séculos, reservou para a Virgem Maria, uma maneira privilegiada e segura de encontrar a Cristo”, destaca a carta.

A primeira invocação será feita após o título “Mater Ecclesiae” (Mãe da Igreja), a segunda após “Mater divinae gratiae” (Mãe da divina graça), a terceira após “Refugium peccatorum” (Refúgio dos pecadores).

A LADAINHA

Também conhecida como Ladainha ou Litania Lauretana, esse conjunto de invocações dirigidas a Nossa Senhora foi entoado solenemente pela primeira vez em 1531, em Loreto, na Itália. No entanto, sua origem remonta o século XIII. Em 1601, essa ladainha foi aprovada pelo Papa Clemente VIII.

Ao longo dos séculos, algumas invocações foram acrescentadas pelos pontífices, como, por exemplo: “Rainha concebida sem pecado original”, em 1854; “Mãe do bom conselho”, em 1903; “Rainha da paz”, em 1917; “Rainha assunta ao céu”, em 1950; “Mãe da Igreja”, em 1964 e, a mais recente, “Rainha da família”, incluída por São João Paulo II, em 1995.

Agora, com a inclusão feita pelo Papa Francisco, a Ladainha de Nossa Senhora, que até então tinha 51 títulos, passa a ter 54 invocações à Virgem Maria.



Ultimas Matérias
A coroa do Advento e seu significado
Inscrições abertas para a Catequese Batismal
Ministério da Acolhida da Catedral celebra Festa de Santo André, símbolo de acolhimento
Catedral acolheu encontro dos membros do Apostolado da Oração
Em última reunião do CPP de 2025, Padre Gilmar agradeceu aos coordenadores pela vida e ministério partilhados na comunidade
Veja Mais