Juramento da Guarda Suíça será em outubro, sem presença de público


13/06/2020 - 09:58

A Guarda Suíça Pontifícia confirmou para outubro a cerimônia de juramento dos novos recrutas, realizada tradicionalmente em 6 de maio. Em respeito às atuais normas de prevenção ao contágio de Covid-19, a cerimônia será realizada sem a presença de familiares ou delegações dos Cantões suíços de proveniência dos guardas. A Missa na parte da manhã será celebrada na Basílica de São Pedro ao invés da Igreja de São Martinho e São Sebastião. A celebração será transmitida via web.

A Guarda Suíça Pontifícia, o Corpo de 135 jovens alabardeiros e oficiais a serviço da segurança do Papa e de sua residência, confirma que o juramento dos 38 novos guardas, que deveria ter sido realizado em 6 de maio, terá lugar em 4 de outubro, sem a presença de público, em obediência às atuais regras de proteção para evitar o contágio do coronavírus.

Sem a presença de familiares ou convidados

 

O momento mais importante para os jovens - que há séculos juram fidelidade ao Sumo Pontífice no dia em que se recorda o sacrifício de 147 guardas na defesa do Papa Clemente VII durante o saque de Roma em 1527 - será realizado sem convidados. Assim, o tradicional "Juro servir ao Pontífice fielmente, lealmente e honrosamente", poderá ser ouvido apenas pela transmissão ao vivo, como garante o Comando do Corpo de Guarda. 

Em 6 de maio, a memória dos caídos de 1527

 

Em 6 de maio passado, no entanto, foi realizada a cerimônia com a colocação da coroa na Praça dos Mártires, ao lado da Basílica de São Pedro, e a Missa na igreja de Santa Maria, no Campo Santo Teutônico, em memória dos caídos de 1527. Sem a presença de familiares ou convidados, a cerimônia foi transmitida ao vivo no site da Guarda Suíça www.guardiasvizzera.ch.

 

A cerimônia às 17h no Pátio de São Dâmaso

 

O programa de domingo, 4 de outubro, inclui Missa às 7h30 com os guardas que prestarão o juramento, na Basílica de São Pedro, e não, como de costume, na Igreja dos Santos Martinho e Sebastião dos Suíços, pequena demais para garantir o distanciamento necessário entre os participantes.

Já às 17 horas, no Pátio São Dâmaso, no Palácio Apostólico, a cerimônia de juramento, que, em caso de mau tempo, será transferida para a Sala Paulo VI.

Como se alistar na Guarda Suíça Pontifícia

 

A cidadania suíça é o primeiro requisito para se alistar no Corpo de Guarda que protege o Papa e as entradas do Vaticano desde 1506. Os candidatos devem ser homens,  solteiros, ter entre 19 e 30 anos, com pelo menos 1 metro e 74 centímetros de altura e com reputação irrepreensível.

Para um guarda poder se casar, deverá ter pelo menos 25 anos, ter servido por pelo menos cinco e comprometer-se em servir por pelo menos mais três anos.

Antes de ingressar na escola da Guarda, o recruta deverá realizar uma série de exames médicos na Suíça. Durante a formação, os guardas serão submetidos a exames de saúde adicionais e a um teste psicofísico para avaliar sua capacidade de resistir ao estresse.



Ultimas Matérias
A coroa do Advento e seu significado
Inscrições abertas para a Catequese Batismal
Ministério da Acolhida da Catedral celebra Festa de Santo André, símbolo de acolhimento
Catedral acolheu encontro dos membros do Apostolado da Oração
Em última reunião do CPP de 2025, Padre Gilmar agradeceu aos coordenadores pela vida e ministério partilhados na comunidade
Veja Mais