As razões de Irmã Lúcia para não deixar de rezar o Terço diariamente


16/05/2020 - 09:50

Por que rezar o Terço todos os dias? Quais são os benefícios para os fiéis em sua vida diária? A Irmã Lucia dos Santos, uma das três videntes de Fátima, deu várias razões que respondem a estas perguntas em um livro publicado em 2002.

Trata-se do livro “Apelos da Mensagem de Fátima”, escrito pela Serva de Deus falecida em 2005. Nesta obra, recorda que a Mãe de Deus fez este convite a partir da sua primeira aparição em Fátima (Portugal), em 13 de maio de 1917.

“Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz no mundo e o fim da guerra”, encorajou a Virgem Maria em sua mensagem inicial.

A seguir, as razões de Irmã Lúcia compartilhadas por ‘National Catholic Register’.

1. Adapta-se às possibilidades de cada um

A Irmã Lúcia diz que Deus é um Pai que “se adapta às necessidades e possibilidades dos seus filhos”, porque “se Deus, por meio de Nossa Senhora, nos tivesse pedido para irmos todos os dias participar e comungar na Santa Missa, certamente haveria muitos a dizerem, com justo motivo, que não lhes era possível”.

Entretanto, a Serva de Deus afirma: “Rezar o Terço é acessível a todos, pobres e ricos, sábios e ignorantes, grandes e pequenos”, em qualquer lugar, comunitariamente ou sozinhos e em diferentes momentos.

2. Coloca-nos em contato familiar com Deus

Irmã Lúcia indica que esta oração serve “para entrar em contato com Deus, agradecer os Seus benefícios e pedir-lhe as graças de que necessitamos”.

“É a oração que nos leva ao encontro familiar com Deus, como o filho que vai ter com o seu pai para lhe agradecer os benefícios recebidos, tratar com ele os seus assuntos particulares, receber a sua orientação, a sua ajuda, o seu apoio e a sua bênção”, acrescentou.

3. É a oração mais agradável que podemos recitar depois da Missa

Irmã Lúcia afirma que depois da Santa Missa, rezar o Terço – levando em consideração a sua origem, as orações que contém e os mistérios que se meditam – “é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e de maior proveito para as nossas almas”.

“Se não fosse assim, Nossa Senhora não teria recomendado isso com tanta insistência”, sublinhou.

4. As contas do Terço nos ajudam a cumprir os nossos oferecimentos diários

Irmã Lúcia responde qualquer inquietude sobre o número de orações no Terço, esclarecendo que “precisamos contar, para termos a consciência viva e certa dos nossos atos e sabermos com clareza se temos ou não cumprido o que nos propusemos a oferecer a Deus cada dia, para preservarmos e aumentar o nosso trato de direta convivência com Deus, e, por esse meio, conservarmos e aumentarmos em nós a fé, a esperança e a caridade”.

5. Ajuda a receber melhor a Eucaristia

Em seu livro, a vidente de Fátima assegura que o Terço pode ser considerado “uma forma de preparar-se melhor para participar da Eucaristia, ou então como uma ação de graças”, depois de receber o Corpo de Cristo.

Ela acrescenta que, embora possam usar muitas orações excelentes para se preparar para receber Jesus na Eucaristia e preservar a nossa relação íntima com Deus, não acredita que há “uma oração mais apropriada para as pessoas em geral do que a oração dos cinco ou quinze Mistérios do Rosário”.

6. Preserva as virtudes teologais

“Deus e Nossa Senhora sabem melhor do que ninguém aquilo que mais nos convém e de que temos mais necessidade. Além disso, o Terço será um meio poderoso para nos ajudar a conservar a fé, a esperança e a caridade”, sublinhou Irmã Lúcia.

7. Impede cair no materialismo

Irmã Lúcia vai direto ao ponto e assegura que “aqueles que abandonam a oração do Terço e não tomam diariamente parte no Santo Sacrifício da Missa, nada têm que os sustente, acabando por se perderem no materialismo da vida terrena”.



Ultimas Matérias
Bento XVI escreve carta pelos 100 anos de nascimento de São João Paulo II
Papa Francisco: terceira mensagem dedicada aos deslocados
Em meio à pandemia, Vaticano publica livro Fortes na Tribulação
A fé precisa dos sentidos: ver, ouvir, tocar, afirma arcebispo
Basílica de São Pedro passa por limpeza especial para reabertura aos fiéis
Veja Mais