Dom Moacir presidirá Missa dos Santos Óleos no dia 16/04 na Catedral


31/03/2019 - 11:19

No dia 16 de abril, o bispo diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas presidirá a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa do Santo Crisma. A celebração terá início às 20h na Sé Catedral Nossa Senhora Aparecida e será concelebrada por todos os padres da diocese.

A Missa dos Santos Óleos deve ser celebrada na Quinta-feira Santa, antes da celebração da Missa da Ceia do Senhor no período da manhã ou início da tarde, mas o bispo diocesano, se necessário, pode antecipar a celebração para facilitar a participação dos fieis, o que acontecerá em Votuporanga.

Durante a celebração, Dom Moacir abençoará o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos e consagrará o Santo Crisma, daí, a celebração ser chamada "Missa dos Santos Óleos". Depois da missa, os padres voltam para suas comunidades e levam uma porção dos óleos para que possam ministrar os sacramentos aos seus fiéis.

Nesta celebração também, os padres renovarão as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de ‘Missa da Unidade’, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Veja abaixo o significado de cada óleo santo:

Óleo dos Catecúmenos –Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

Óleo dos Enfermos – É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Santo Crisma – É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote.



Ultimas Matérias
Notre Dame: gratidão do Papa a quem arriscou a vida para salvar a Catedral
Papa Francisco visita Bento XVI e o felicita pela Páscoa e aniversário
“Na dor, Jesus nos ensina a abraçar o Pai”, afirma Papa
Semana Santa: como a Igreja determina as datas das celebrações?
Papa convida a resistir ao demônio em silêncio e deixar o Senhor agir
Veja Mais