Inscrições abertas para a Pastoral de Coroinhas e Acólitos


23/02/2019 - 14:05

Estão abertas as inscrições para os novos membros da Pastoral dos Coroinhas e Acólitos para as crianças e pré-adolescentes de ambos os sexos acima de 9 anos. As inscrições podem ser feitas na secretaria paroquial , maiores informações pelo telefone: 3421-6245. Desde março de 2014, as crianças e pré-adolescentes tem auxiliado no serviço do altar como coroinhas na Catedral. 

As formações para os coroinhas e acólitos são realizadas quinzenalmente aos sábados às 9h para Coroinhas e às 10h para os Acólitos no Salão Paroquial e são ministradas pelos paroquianos Maria Odete e Vitor. 

Durante muitos anos, existiram as turmas de coroinhas na paróquia, despertando vocações sacerdotais e religiosas e ao serviço da comunidade. Com a chegada do seminarista Murilo a nossa paróquia e com o auxílio da paroquiana Maria Odete, o grupo de coroinhas voltou a existir em 2014. 

Ser coroinha e acólito é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. O coroinha ou acólito ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia. 

As tarefas de um coroinha e acólito podem ir desde a correta preparação do altar, ao correto manuseamento do missal romano, todo o trabalho a realizar na credencia, recepção das oferendas, etc. e também - em celebrações mais solenes " o manuseamento do turíbulo, o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que "aparecem ocasionalmente devido o tempo Litúrgico que se vive. 

Responsabilidade dos Coroinhas e Acólitos

1.- Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos. 

2.- Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações. 

3.- Seja organizado. Esteja sempre limpo, cabelo penteado e presos, caleados e roupas bem arrumados. 

4.- Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar. 

5.- Trate dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos destinados ao culto divino. 

6.- Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado. 

7.- Durante os atos litúrgicos evite conversas, risos ou brincadeiras (durante as celebrações evitar circulações no presbitério). 

8.- Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia. 

9.- Dedique-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor. 

10.- Observe o silêncio na igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico.



Ultimas Matérias
Orientações para uma boa Confissão
Mutirão de Confissões em Votuporanga terá início no dia 26/03
Papa aos fiéis: “Imitar Deus, caminhar diante dos olhos do Pai”
Papa: a sociedade é chamada a contrastar o câncer da corrupção
Campanha da Fraternidade: Mensagem do Papa Francisco ao povo brasileiro
Veja Mais