Seminarista Ancelmo concluiu estágio pastoral na Catedral


16/12/2018 - 21:19

O seminarista Ancelmo José Lio concluiu no fim de novembro passado seu estágio pastoral na Catedral Nossa Senhora Aparecida iniciado em fevereiro deste ano e realizado aos fins de semana. Também neste ano ele cursou o 2º ano de Filosofia no Seminário Maior de São José do Rio Preto.

Neste período de estagio, ele auxiliou nos trabalhos das pastorais e movimentos de nossa comunidade. Como destaque, estão as palestras nos Encontros de Formação para o Batismo e Matrimônio, Encontros de Pais e Mães. Ele também participou de Missas, missões setoriais e acompanhou o Padre Gilmar Margotto em visitas à doentes, bênçãos de residências, exéquias e eventos. Ele auxiliou também nos  trabalhos das Pastorais de Comunicação, Liturgia, Coroinhas e Acólitos, Catequese e do Grupo de Jovens Geração Luz. Por meio das propostas de cada grupo, foram promovidas manhãs de reflexão, gincanas e temas de aprofundamento. Um fator marcante foi o envolvimento do Seminarista no retorno da Pastoral da Juventude, voltada para jovens a partir de 17 anos.

“Agradeço a Deus por permitir que no ano de 2018 eu pudesse vivenciar a experiência do estágio pastoral na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Oportunidade esta, que pude estar na casa da mãe e, além disso, no centro de nossa Diocese. Durante o ano, pude aprender muito com o Padre Gilmar, por meio dos diálogos, do acompanhamento e da prática do dia a dia. Também no contato com a comunidade encontrei a oportunidade de crescer, amadurecer e fortalecer a minha vocação” afirmou o seminarista Ancelmo.

“Concluo, então, esse período e me despeço de uma comunidade acolhedora e trabalhadora. Durante esses meses tive contato com verdadeiros exemplos de cristãos, que não poupam esforços para se doarem à serviço da Igreja, pessoas de corações humildes e fraternos. Peço a Deus pela vida de cada um e rogo a nossa mãe, a Senhora Aparecida para que continue cuidando e intercedendo pelas necessidades e anseios desse povo. Também é um motivo de alegria a acolhida do Padre Gilmar, que a todo momento forneceu o suporte necessário e a liberdade para que eu pudesse desempenhar meu estágio” concluiu o seminarista Ancelmo.

Desde 2014 que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não acolhia um seminarista para estágio pastoral quando o seminarista Murilo de Cosmorama, ordenado Padre neste mês de dezembro estagiou na paróquia. No ano anterior, o então seminarista Roberto Bocalete, hoje chanceler da Cúria e pároco em Américo de Campos fez estágio pastoral na paróquia.

Agradecemos ao Seminarista Ancelmo pela convivência e ensinamentos compartilhados neste ano de 2018 e rogamos as copiosas bênçãos do céu sobre a sua vida e vocação.

Biografia

Ancelmo nasceu no dia 19 de março de 1991 em Nhandeara, filho de Agnaldo Gomes Lio e Marli Aparecida de Carvalho Lio e tem como irmãos Alexandre Alex lio e Adriana Silva Lio. Em Votuporanga, estudou nas escolas estaduais Sebastião Almeida Oliveira e Dr. José Manoel Lobo.

Desde pequeno, participava da Catequese na Paróquia São Cristóvão de Votuporanga e posteriormente da Infância Missionária, que promovia atividades solidárias na antiga favela dos bairros São Cosme e Damião e no Lar São Vicente de Paulo. Aos 16 anos, devido a mudança de bairro, começou a participar na Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima onde fez parte da equipe de teatro, foi catequista e atuante no grupo de jovens, além de ser responsável pela turma de teatro da Escola de Artes da RCC – Renovação Carismática Católica.

Devido ao apreço pela escrita e  a comunicação, Ancelmo cursou Jornalismo na UNIFEV e MBA Executivo em Comunicação e Marketing foi na Unirp – Centro Universitário de Rio Preto. Além disso, trabalhou nas empresas American Comfort, Prefeitura de Votuporanga, Jornal Diário de Votuporanga, TV Unifev e Santa Casa de Votuporanga.

Após um período de discernimento vocacional, Ancelmo acolheu o chamado de Deus para o ministério sacerdotal e entrou para o Seminário em 2016. Para ele, “o chamado à vocação sacerdotal é um grande mistério de Deus e pode ocorrer de diversas maneiras e fases da vida, não tendo um padrão e muito menos uma regra a se seguir. Além disso, a força que brota junto a esse convite do Senhor é capaz de gerar uma mudança e desprendimento daquilo que até então eram os objetivos e planos do vocacionado. No entanto, mesmo durante o caminho de preparação é primordial reviver esse chamado, pois ele não pode passar junto ao momento que aconteceu, é preciso se manter vivo no nosso interior, como um alarme para nos recordar porque estamos ali e mantendo os motivos suficientes para a perseverança num sim que não pode parar de ser dado.



Ultimas Matérias
Roteiro da Celebração da Partilha de Abril está disponível
Dom Moacir participará de Assembleia da CNBB
Tempo Pascal
Os Papas e a misericórdia, o segundo nome do amor
Última semana para as inscrições para as turmas de Catequese
Veja Mais