Mais de 400 coroinhas e acólitos participaram do 2º Encontro Diocesano


26/09/2018 - 21:03

No último domingo, 23 de setembro, a Paróquia da Catedral acolheu os coroinhas e acólitos das paróquias da diocese de Votuporanga para o encontro anual. O evento que contou com a participação de mais de 400 coroinhas e acólitos teve início às 8h e foi encerrado com a Santa Missa na Catedral presidida pelo bispo diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas, e concelebrada pelo Padre Gilmar Margotto.
 

Este 2º Encontro Diocesano de Coroinhas e Acólitos teve como tema: “Somos sal da terra e luz do mundo” e foi realizado no Centro de Eventos da Catedral.

O evento teve início com a acolhida e oração inicial realizadas pelo Diácono Murilo e pelo Padre Gilmar. Ao longo da manhã foram realizadas algumas palestras sobre a espiritualidade e a missão dos coroinhas e acólitos, ministradas pelo seminarista Ancelmo, Irmã Janielle pelo jovem Vitor Bisuti.

O evento contou também com uma apresentação artística sobre o tema do encontro realizada pelos coroinhas e acólitos das Paróquias São Cristóvão e São Benedito e Nossa Senhora de Fátima. A banda Neós de Tanabi animou os jovens presentes, que pularam e cantaram louvando ao Senhor.


A Pastoral de Coroinhas de nossa paróquia foi criada em 2014 pelo seminarista Murilo e hoje conta com 33 coroinhas, com idade entre 8 e 14 anos, tendo como coordenadores Maria Odete e Vitor Bisuti. 

Ser coroinha e acólito é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. Eles ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia. 

As tarefas de um coroinha e acólito podem ir desde a correta preparação do altar, ao correto manuseamento do missal romano, todo o trabalho a realizar na credencia, recepção das oferendas, etc. e também - em celebrações mais solenes " o manuseamento do turíbulo, o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que "aparecem ocasionalmente devido o tempo Litúrgico que se vive.



Ultimas Matérias
Dia dos Fiéis Defuntos
Solenidade de Todos os Santos
A três meses da JMJ 2019, jovens falam sobre expectativas e preparativos
Sínodo debate sobre como desenvolver uma pastoral juvenil na internet
Sínodo dos Bispos: devemos pedir perdão aos jovens
Veja Mais