Artigo do Padre Gilmar sobre as Famílias


13/08/2015 - 09:52
O Amor é Nossa Missão: A Família Plenamente Viva

Todos nós observamos as mudanças e diferenças na educação que recebemos de nossos pais, principalmente no que se refere à liberdade e as às regras que norteiam a educação na família em todo e qualquer momento do desenvolvimento humano. Contudo, já sabemos por experiência que diante das diferentes mudanças, para a felicidade humana permanece atualíssima a prática dos valores humanos e cristãos do amor responsável, da liberdade relacional, do respeito mútuo, do valor da fé, da obediência a Deus e ainda, o senso de dever e direito dos pais na educação dos filhos.

As relações familiares devem estar fundamentadas no amor que vem de Deus, para que a família possa realmente ser comunidade onde cada um é amado e respeitado. Fundamental para a própria sociedade, a família assim alicerçada contribui de modo especial para a harmonia e a construção da vida humana. A família deve ser comunidade de amor, de estima mútua, onde Deus é o referencial para todos, Deus e seu amor. Deve ser escola de amor, de autossuperação, de fidelidade aos compromissos assumidos, de desenvolvimento humano e espiritual. Tal tarefa é exigente, e só se consegue leva-la adiante com êxito se vivida com o amor que vem de Deus.

Hoje é infelizmente tão comum o drama de famílias que sofrem pela separação dos pais ou pela conduta dos genitores, que prejudica a comunidade do lar. Diante disso, cabe a nós, primeiramente, oferecer o auxílio de nossa oração, seja pelos que se preparam para construir família, seja pelas famílias que sofrem, pelos filhos e pelos cônjuges. Todos podem contar com a Família de Nazaré. Além disso, cabe à comunidade eclesial apoiar as famílias para que se desenvolvam sempre mais no amor, possam superar dificuldades, restaurar elementos fraturados, renovar o compromisso e o dom recíproco.

Celebrar a Semana Nacional da Família é a oportunidade de refletirmos seu importante papel na formação humana e religiosa de uma pessoa. É na Família que somos educados para o amor e dignidade. No aconchego seguro do lar, o anúncio de Jesus Cristo se traduz pelo gesto de amor, presença de Deus. A primeira experiência de comunhão e vida fraterna se dá na família, experiência que se prolonga na comunidade de fé. A pessoa que amadurece na fé por estes sinais de comunhão se realiza no relacionamento e no amor, no seguimento de Cristo, na comunidade fraterna. Aprende a amar a Deus e ao próximo.

Nos tempos modernos, às vezes nos parece difícil amar ao próximo como a nós mesmos, porém, como cristãos comprometidos, sabemos que o amor não se limita apenas a palavra ou sentimentos de piedade, ele é demonstrado em ações, mesmo sabendo que geralmente não há retribuição. Sei de uma História de vida em que um jornalista que visitava um hospital, ao ver a dedicação com que uma religiosa limpava as feridas de um paciente, disse com um lenço no nariz para suportar o mau cheiro: irmã, eu não faria esse trabalho nem que me dessem todo o dinheiro do mundo. A religiosa levantou os olhos e, pacientemente, respondeu: eu também não faria nem que me dessem todo dinheiro do mundo. Eu estou fazendo isso por amor a Deus e por amor a este irmão doente.

Quando alguém ama de verdade, é capaz de fazer as coisas mais difíceis do mundo como se fossem as mais fáceis. O amor transforma, modifica e humaniza. É na família que devemos aprender a verdadeira missão de amar. Por isso, os casais são os primeiros convidados a testemunharem este amor, desde as mãos dadas para namorar e passear até as mãos que levantam queixos caídos, afagam cabelos, tocam os olhos e testas, seguram mãozinhas inocentes, curam feridas, fazem comida, lavam corpos e roupas, constroem brinquedos, afagam bochechas, plantam, colhem e tornam o matrimônio uma fonte de vida.

Busque em seu coração a pedra preciosa da bondade, que a todos enriquece sem jamais perder seu valor. Só amando aprendemos a amar. A gratuidade é a base da dedicação; e o amor, seu pagamento.

Padre Gilmar Antônio Fernandes Margotto
Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida
Votuporanga SP


Ultimas Matérias
Papa aos jovens: Cristo vive e te ama infinitamente
Papa: diversidade cultural não é problema, mas dom que enriquece Igreja
Encenação da Paixão de Cristo será na Concha Acústica!
Campanha da Fraternidade é apresentada nas Câmaras de Votuporanga e Valentim
Missa dos Santos Óleos será na Quinta-feira Santa às 9h na Catedral
Veja Mais