Diocese celebrará Abertura da Campanha da Fraternidade 2022


01/03/2022 - 07:40
A CF 2022 refletirá pela terceira vez sobre a Educação

A Diocese de Votuporanga celebrará nesta Quarta-feira de Cinzas, 02, com a Santa Missa às 9h na Catedral a Abertura Diocesana da Campanha da Fraternidade 2022. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas, e contará com a presença de padres e fiéis das paróquias da diocese. Também na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja celebra o início do Tempo da Quaresma. Nas celebrações realizadas nas paróquias neste dia haverá a benção e imposição das cinzas.

Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF) convida a todos a imitar a misericórdia de Deus repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada a caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável.   

Em 2022, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. 

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1962 na Arquidiocese de Natal no Rio Grande do Norte e desde 1964 é realizada em território nacional sob a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Diocese de Votuporanga, a Campanha da Fraternidade é coordenada pelo Padre Alexandre Pereira da Silva da Paróquia São Cristóvão de Votuporanga.

Segundo a CNBB, mais do que abordar os problemas na educação, o objetivo da Campanha da Fraternidade 2022 é "refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã".

"Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma 'comunidade' ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade)", diz a CNBB.

Objetivo geral 

A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. 

Objetivos Específicos  

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia. 

2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.  

3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus. 

4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.  

5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum. 

6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.  

7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

 



Ultimas Matérias
Roteiro da Celebração da Partilha de Abril está disponível
Dom Moacir participará de Assembleia da CNBB
Tempo Pascal
Os Papas e a misericórdia, o segundo nome do amor
Última semana para as inscrições para as turmas de Catequese
Veja Mais