Caritas Internationalis: rezar e agir para o bem da Casa Comum


31/08/2020 - 08:44
Para a Caritas Internationalis o Dia de Oração pelo cuidado da Criação representa uma ocasião para celebrar a riqueza da fé cristã que se expressa também na salvaguarda de nossa Casa Comum"

"A pandemia da Covid-19 deve representar um chamado a respeitar a casa comum": é o que escreve a Cáritas Internationalis em uma nota, por ocasião do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação em 1º de setembro. Uma recorrência que "representa uma ocasião importante para celebrar a riqueza da fé cristã que se expressa também na salvaguarda de nossa Casa comum" e para "renovar nosso coração e nossa mente", "renovando nosso relacionamento com Deus".

Refletindo sobre os difíceis meses vividos no mundo inteiro devido à pandemia do coronavírus, a Caritas Internationalis observa como isso nos permitiu tomar consciência de uma humanidade comum e de todas as interconexões presentes entre as dimensões "política, econômica, social, espiritual e cultural". “Nos demos conta", continua o órgão caritativo, "como os sistemas sociais injustos criaram um terreno fértil para a propagação das doenças, como nossas vidas são frágeis e como éramos vulneráveis mesmo antes da propagação deste vírus".

“Pandemia do amor”

Por isso o desejo de "novas formas de solidariedade" para responder à emergência sanitária com "a pandemia do amor", como afirmou o presidente da Caritas Internationalis, o Cardeal Luis Antonio Tagle. "Como cristãos - continua a nota - nossa relação com o meio ambiente não pode ser diferenciada de nossa relação com os outros e com Deus" e por esta razão o vírus Covid-19 deve ser "um chamado a respeitar nossa casa comum". Infelizmente, a realidade é bem diferente: o órgão caritativo lembra, de fato, que "as comunidades locais são as primeiras vítimas do fracasso em salvaguardar a Criação e por isso hoje nos pedem ações direcionadas e imediatas, especialmente em relação à segurança alimentar, ao acesso à água e à proteção do ecossistema".

Desenvolvimento Humano Integral

O desenvolvimento humano integral só pode ser promovido através da "sustentabilidade dos sistemas ecológicos, econômicos, sociais e políticos"; da conscientização e do desenvolvimento das capacidades de todos "em termos de conhecimento, vontade, liberdade e responsabilidade, caso contrário não podemos esperar que as pessoas se sintam responsáveis pelo mundo em que vivem”; desde o lançamento de novos estilos de vida "justos e sustentáveis", até a adoção de "políticas corajosas para preservar o meio ambiente". A nota da Cáritas Internationalis conclui com o apelo "para rezar e agir para construir uma comunidade de solidariedade e amor".

Celebração Ecumênica

Instituído pelo Papa Francisco em 2015, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação está agora em sua sexta edição. De caráter ecumênico, por ser celebrado junto com a Igreja Ortodoxa, marca o início do Tempo da Criação de 1 de setembro a 4 de outubro, a festa de São Francisco de Assis, um tempo dedicado pelos cristãos de todo o mundo à oração e à ação pelo cuidado da criação.

Vatican News Service – IP



Ultimas Matérias
O Papa: educação, abrir-se ao grito que vem de cada ser humano e da Criação
Alimento e teste da Covid-19 para os indigentes, a caridade do Papa não pára
Sem água não há vida, afirma Papa em encontro com bispos
JMJ 2023: plataformas digitais propõem orações mensais
Caridade, não o egoísmo, prepara para o encontro com Deus
Veja Mais