Semana Nacional da Vida: Igreja evidencia a defesa da vida


01/10/2018 - 20:36

A Igreja no Brasil celebra, a cada ano, na primeira semana de outubro, a Semana Nacional da Vida. A data é promovida pela CNBB, e coordenada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Neste ano, o tema da semana será “A fecundidade do amor na família”.

Para o casal coordenador da Pastoral Familiar Nacional, Luiz e Katia Stolf, a iniciativa é importante por incentivar os católicos a participarem ativamente a favor da vida.

“É um momento de reflexão e de tomar consciência, mobilizar a nossa gente, a Pastoral familiar, as demais pastorais movimentos e serviços, a Igreja e a sociedade inteira a defender a vida, cultivar a vida, e a colocar a vida acima de outros valores. O objetivo da semana é propor à Igreja e à sociedade um debate sobre a proteção, cuidados e a dignidade da vida humana, para que seja posta em prática a promoção da vida”.

Instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a Semana Nacional da Vida culmina no Dia do Nascituro, 8 de outubro, data escolhida pela proximidade com a festa de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.

O casal salienta que as atividades ocorrerão nos 18 regionais do Brasil. Serão celebrações, simpósios, seminários, caminhadas em defesa da vida, trabalho nas escolas com palestras sobre a valorização da vida, atendimento a gestantes.

O casal coordenador salienta a recente discussão no Brasil sobre a possibilidade de aprovar o aborto até a 12ª semana de gestação. “Acompanhamos as audiências públicas realizadas no STF em agosto, e como católicos, como cristãos, temos que nos unir para que este absurdo não aconteça. É importante defender a vida desde a concepção até a morte natural”, ressaltou.

Subsídio “Hora da Vida”

Assessor nacional da Comissão de Vida e Família da CNBB, Padre Jorge Alves Filho fala sobre a edição do subsídio Hora da Vida, que auxilia as famílias e comunidades a se organizarem e viverem bem a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro.

“O tema deste ano é muito rico (A fecundidade do amor na família). Parece um tema fácil, mas é muito amplo e deve ser discutido no âmbito social. Este subsídio tenta aprofundar esse assunto, para que não estejamos alheios ao que acontece no convívio familiar. Somos povo de Deus e por isso, somos também Igreja”.

Padre Jorge vê a Semana Nacional da Vida como uma oportunidade de manifestação dos católicos e cita as várias iniciativas existentes na Igreja voltadas à vida humana.

“São várias as iniciativas através de Paróquias, Congregações religiosas, instituições mantidas pela igreja que trabalham em defesa da vida. Nossas obras sociais demonstram como nossa preocupação não é apenas em deixar nascer as crianças, mas sobretudo de lutar a favor da vida em todo seu contexto. Do início da gestação ao seu declínio natural. A vida precisa ser defendida, principalmente a vida de inocentes, como é o caso do aborto. Somos contra o aborto porque, para nós, tem vida tem Vida. E se tem vida, precisa ser defendida”.

Via Canção Nova



Ultimas Matérias
Participe da Tradicional Quermesse da Catedral
Catedral celebrará Dia da Padroeira
Participe das Festividades da Padroeira
Quermesse da Catedral iniciará neste sábado, 06
Participe das Festividades da Padroeira
Veja Mais