Papa alerta sobre o perigo de viver sempre em busca do próprio benefício


04/03/2018 - 10:51

O Papa Francisco presidiu da janela do Palácio Pontifício a oração do Ângelus neste domingo, diante de milhares de pessoas na Praça de São Pedro. Mas antes, explicou o Evangelho do dia que narra como Jesus expulsa os vendedores do templo de Jerusalém e alertou contra uma tentação na qual todos podem cair.

“De fato, é comum a tentação de aproveitar de atividades benéficas, às vezes obrigatórias, para cultivar interesses privados, se não até mesmo ilícitos É um grave perigo, especialmente quando instrumentaliza o próprio Deus e o culto a Ele devido, ou o serviço ao homem, sua imagem. Por isso, Jesus naquela vez usou modos firmes para nos alertar deste perigo mortal”.

O Bispo de Roma assegurou que a atitude de Jesus no Evangelho “nos exorta a viver a nossa vida não em busca de vantagens e interesses, mas pela glória de Deus que é o amor”.

Falando sobre o que Jesus fez na esplanada do templo, afirmou que “esta ação firme, realizada perto da Páscoa, impressionou a multidão e suscitou a hostilidade das autoridades religiosas e das pessoas que se sentiram ameaçadas em seus interesses econômicos”.

 

 

“Certamente não era uma ação violenta, tanto é verdade que não provocou a intervenção dos responsáveis pela ordem pública. Foi interpretada como uma ação típica dos profetas, os quais com frequência denunciavam, em nome de Deus, abusos e excessos”.

O Papa explicou que, para interpretar o gesto de Jesus, os discípulos utilizaram um texto bíblico do salmo 69: “O zelo por tua casa me consumirá”.

“Este salmo é uma invocação de ajuda numa situação de extremo perigo por causa do ódio dos inimigos: a situação que Jesus viverá na sua paixão. O zelo pelo Pai e por sua casa o levará até a cruz”.

“O ‘sinal’ que Jesus dará como prova da sua autoridade será justamente a sua morte e ressurreição”, recordou. Assim, “com a Páscoa de Jesus, tem início um novo culto, o culto do amor, e um novo templo que é Ele próprio”.

“Somos chamados a ter sempre presentes aquelas palavras fortes de Jesus: ‘Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!’”, porque “elas nos ajudam a refutar o perigo de fazer da nossa alma, que é morada de Deus, um lugar de comércio, vivendo na busca contínua da nossa recompensa, ao invés que no amor generoso e solidário”.

Francisco sublinhou que “este ensinamento de Jesus é sempre atual, não somente para as comunidades eclesiais, mas também para os indivíduos, para as comunidades civis e para as sociedades”.



Ultimas Matérias
Participe da Tradicional Quermesse da Catedral
Catedral celebrará Dia da Padroeira
Participe das Festividades da Padroeira
Quermesse da Catedral iniciará neste sábado, 06
Participe das Festividades da Padroeira
Veja Mais